Na manhã desta quarta-feira (12), a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (BA), e o assessor da presidência, Diogo Moraes, estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alrn) para realizar a entrega do troféu do Prêmio Assembleia Cidadã. Os representantes da Unale foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (RN) e pelos parlamentares e servidores.
Em seu discurso, a presidente da Unale parabenizou a Assembleia pelo prêmio e ressaltou o orgulho em acompanhar os excelentes trabalhos realizados.
“O projeto Legis Plenário é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para tornar a gestão pública mais eficiente e transparente, trazendo agilidade e segurança para as atividades legislativas e garantindo a participação popular no processo de tomada de decisões”, compartilhou Ivana Bastos.
O assessor da presidência, Diogo Moraes, enfatizou que o fato da ALERN receber a honraria pelo terceiro ano consecutivo, estimula o desenvolvimento de projetos em outras Casas Legislativas e fortalece o Prêmio Unale Assembleia Cidadã.
“A gente tem certeza que o aperfeiçoamento dos projetos do Rio Grande do Norte fez com que a Assembleia tivesse um desenvolvimento tecnológico que hoje, é colocado em outros locais do país e fora também”, disse Diogo.
O deputado Lidio Lopes (MS), presidente da Unale em 2022, quando a Assembleia conquistou o prêmio, não pode estar na cerimônia, mas enviou uma mensagem para todos, compartilhando este momento de alegria e reconhecimento.
”Quero parabenizar todos os servidores da Assembleia do Rio Grande do Norte pelo trabalho realizado neste projeto que levou a Casa ganhar o tricampeonato na categoria Gestão, isto engrandece o trabalho do parlamentar no Poder Legislativo Estadual”, completou o parlamentar.
Legis Plenário
O Projeto foi escolhido após votação na 25ª Conferência Nacional da Unale, em Recife (PE), na categoria Gestão. Traz inovações que não existem em nenhum plenário das Casas Legislativas do País.
Toda a sessão tem acompanhamento e ferramentas específicas, disponibilizando informações sobre as proposições em pauta, votações, presenças dos parlamentares (através de reconhecimento facial) e acelera de maneira significativa os trâmites burocráticos, gerando relatórios em tempo real e direcionando as matérias já com assinaturas digitais, logo após suas aprovações.
O presidente da Assembleia do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, comentou sobre a honra de ganhar mais uma vez o troféu. ”É uma satisfação imensa estar participando mais uma vez desta premiação concedida pela Unale, pois sabemos da seriedade da entidade e pelo nosso desejo em comum de fortalecer o poder legislativo estadual. Agradeço a cada servidor e deputado da Casa, por mais esse prêmio conquistado”.
Prêmio Assembleia Cidadã
O objetivo é promover políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados, alinhados à modernização dos serviços legislativos prestados. A premiação conta com três categorias, sendo elas:
GESTÃO: Trata dos processos que visam a diminuição do custo nas atividades do Parlamento;
ATENDIMENTO AO CIDADÃO: Iniciativas e ações que promovem, diretamente, atendimento ou serviço de qualidade, prestados pela Assembleia Legislativa, ao cidadão;
PROJETOS ESPECIAIS: Foca na valorização da vida do cidadão, em um âmbito externo das ações normais do Parlamento.
Por Danilo Gonzaga e Malu Souza/Ascom Unale