UNALE e QueroVocêEleita dialogam sobre parceria estratégica para formação da bancada feminina na COP30

A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputada estadual Tia Ju (RJ), recebeu na última quarta-feira (07/05), na sede da entidade em Brasília, a advogada e cientista política Gabriela Rollemberg, representante do projeto QueroVocêEleita, para uma reunião que marcou o início de tratativas para uma parceria institucional voltada à formação da bancada feminina que participará da COP30 — a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.

Com uma trajetória consolidada no Direito Eleitoral e na formação de lideranças políticas femininas, Gabriela Rollemberg é professora, autora, cientista política pela Universidade de Brasília (UNB), cofundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do coletivo Elas Pedem Vista. Com mais de 15 anos de experiência em campanhas eleitorais de parlamentares, prefeitos, governadores e presidentes da República, Gabriela apresentou à presidente da UNALE a proposta da iniciativa Bancada Feminina na COP30 — um programa inovador de formação política, climática e institucional voltado a lideranças femininas dos seis biomas, cinco regiões e 26 estados do Brasil.

A iniciativa prevê uma trilha formativa composta por oito encontros virtuais e uma imersão presencial em Brasília, com foco na construção de Planos Municipais de Mitigação de Riscos Climáticos e na mobilização de lideranças femininas para maior participação na governança climática. O programa culminará com um evento oficial durante a COP30, promovendo visibilidade e protagonismo para mulheres em espaços decisórios globais.

Durante a reunião, Tia Ju destacou a importância do tema e da união de esforços para ampliar a representação feminina nas decisões que impactam o futuro do planeta:
“Será um prazer realizar essa parceria com o projeto QueroVocêEleita. A UNALE tem um compromisso com o fortalecimento das lideranças femininas e com a justiça social, ambiental e climática. A COP30 é uma oportunidade histórica para dar visibilidade à força das mulheres brasileiras e para inserir nossas parlamentares estaduais nesse debate global com preparo e protagonismo”, afirmou a deputada.

Com a capilaridade das 27 Assembleias Legislativas filiadas à UNALE, a parceria pretende alcançar parlamentares, prefeitas, vereadoras e primeiras-damas, promovendo formação, articulação e engajamento. A expectativa é formalizar a cooperação por meio de um Termo de Cooperação Institucional ainda no primeiro semestre de 2025, com a possibilidade de apoio da UPM – União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, e de outras redes comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5, que trata da igualdade de gênero.

A UNALE reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que ampliem a presença de mulheres nos espaços de poder, especialmente nas pautas de sustentabilidade e clima, e continuará fomentando alianças estratégicas para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e representativo.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Ir para o conteúdo