Com programação representativamente feminina, o evento foi realizado no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís (MA)
Promover discussões sobre a participação feminina nos espaços de poder foi um dos principais objetivos do 1º Seminário Nacional de Legisladoras, que reuniu parlamentares e autoridades de todo o Brasil, em São Luís, no Maranhão, nesta terça-feira (5). O evento promovido pela Unale, através da Comissão de Mulher, em parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão (Aleam), contou com a participação de mais de 2100 pessoas.
“Esse é um momento único para discutir sobre as mulheres ocupando espaços de poder para que a gente, nas próximas eleições, tenha cada vez mais mulheres à frente dos órgãos de Poderes Legislativo, Executivo e assim por diante. Nós estamos aqui com uma grande delegação dos Estados, com o nosso presidente da Unale e estamos muito felizes em recebê-las”, iniciou a presidente da Aleam, deputada Iracema Vale.
O presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE), abordou a necessidade de que, cada vez, mais mulheres ocupem os espaços públicos e de poder. “O nosso objetivo final é incentivar as mulheres que tenham ânimo suficiente para atingirem o feito de chegar no maior número possível dentro dos espaços públicos. Para que assim a gente possa ter, dentre as ações e discussões, mulheres para implementar políticas públicas feitas por elas”, explicou o presidente da entidade.
Programação
Momentos sobre a participação feminina nos espaços de poder, na elaboração de políticas públicas e no combate à violência política e de gênero foram abordados neste dia que contou com a presença de mulheres que são referência em suas áreas de atuação.
A deputada Tia Ju (RJ), vice-presidente da região Sudeste da Unale e presidente da Comissão de Mulher da Unale, abriu os painéis do dia explicando a motivação para o evento. “Citar o exemplo dessas mulheres, que fazem a diferença, mostra que nós chegamos para ficar. Hoje eu quero dizer para vocês mulheres, que tem toda dificuldade e não podemos abrir mão de nossos espaços de poder. Deu muito trabalho chegar aqui e nós viemos para contribuir com a política do nosso país”, afirmou a parlamentar.
O primeiro painel abordou a “Participação efetiva da mulher nos espaços de poder” e contou com a coordenação da deputada Camila Toscano (PB). Para esmiuçar o tema, participaram a senadora Daniella Ribeira; a deputada federal Roseana Sarney, secretária da mulher na Câmara dos Deputadas; Anna Graziella, especialista em Ciência Jurídico-Política, Eleitoral e Constitucional; Maria Cláudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral.
“Cases de boas práticas de políticas públicas para mulheres” foi o tema abordado no segundo painel do dia, que foi coordenado pela deputada Eliana Bayer (RS). Tiveram contribuições das deputadas Daniella (MA), que abordou o avanço das políticas públicas para as mulheres no Maranhão; Tia Ju (RJ), Selo Empresa Amiga da Mulher; Edna Auzier (AP), rede de atendimento à mulher.
E para finalizar este grande encontro, foi realizada uma mesa redonda com as temáticas “Violência Política”, com falas da ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); “Violência doméstica e familiar”, pela delegada Kazumi Tanaka, da Polícia Cívil; “Violência institucional no Brasil contemporâneo”, com palestra da juíza Claudia Valéria Bastos, Justiça Federal 2ª Região. O momento foi mediado pela diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena.
Por Malu Souza / Ascom Unale