Search
Close this search box.

Integração foi a palavra norteadora do primeiro dia deste grande seminário

Durante hoje e amanhã – 17 e 18 de agosto e com intensa programação, a Comissão de Justiça e Segurança Pública da Unale se une à Assembleia Legislativa do Amazonas para realizar o 1º Seminário de Segurança Inovadora, no auditório da Casa.

O evento contou com cerca de 400 inscritos, entre servidores, parlamentares, autoridades e profissionais de segurança. Além destes, estiveram os deputados Eriberto Filho (PE), Rarison Barbosa (RR) e Fabrizio Ferraz (PE).

Durante a fala de abertura do evento, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, ressaltou o contentamento em poder contribuir com o intercâmbio de práticas inovadoras de segurança para os estados.

“Em minha vida pública, sempre acreditei e busquei contribuir com uma política de construção, trocando conhecimento”, afirmou.

A programação do evento conta com palestras sobre temas relacionados aos territórios, urbanismo, facções criminosas, o papel dos municípios na segurança pública, entre outras temáticas.

“Apresentar as boas práticas para que juntos possamos assimilar conhecimento, sairmos de uma zona de conforto e entregar um serviço de qualidade a quem interessa, os cidadãos”, completou o deputado Comandante Dan, que é presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da Unale e da Comissão de Segurança Pública da Aleam.

Facção Criminosa e Violência Urbana

O primeiro painel do evento contou com a fala do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Grecco, que apresentou uma análise histórica de: “como começaram as facções para entender o momento de violência que estamos vivendo”.

Durante o momento, o professor de direito penal explicou que é necessário mudar a mentalidade dos profissionais de segurança. “A nossa guerra é uma guerra cultural. A nossa política de prevenção deve ser infinitamente mais forte do que a de combate à criminalidade”, completou.

Influência da tecnologia nas ações de segurança pública

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, abordou em sua fala a influência da tecnologia em possibilitar novas técnicas para segurança. “Não se substitui os recursos humanos pelos recursos tecnológicos, eles trabalham interligados”, ressaltou.

O principal foco da fala do especialista foi ressaltar a necessidade das tecnologias trabalharem para auxiliar a segurança pública.

Ainda durante o momento, o especialista ressaltou a importância da transversalidade, com a união da saúde, da segurança e da educação, além de ações integradas com todas forças policiais.

“Uma coisa o crime organizado tem nos ensinado. Sem a integração de dados e forças não vamos melhorar a segurança”, finalizou.

Cases e melhores práticas

Para finalizar o dia, foram abordados dois casos de sucesso: a segurança do município de Lajeado (RS) e o trabalho do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM). O intuito do momento foi apresentar ações implementadas em diferentes estados e seus resultados positivos.

O pacto “Lajeado pela Paz” e seus impactos sobre a prevenção da violência no município foi apresentado pelo o prefeito Marcelo Caumo e pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto Locatelli.

O programa tem como principal eixo: Uma cidade segura não apenas preserva vidas, mas também impulsiona a prosperidade econômica ao atrair investimentos, turismo e incentivar o crescimento de negócios locais.

“O Corpo de Bombeiros é muito mais que apagar incêndio”, iniciou o comandante-geral do CBAM, Coronel Muniz, que apresentou o plano de comando com as diretrizes norteadoras do trabalho realizado.

Para finalizar sua fala, o profissional compartilhou que “tornar a cidade de Manaus cada vez mais segura” é um dos principais lemas da corporação.

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!