Search
Close this search box.

No último domingo (28) celebrou-se o Dia Mundial da Educação. A data foi estabelecida durante o Fórum Mundial da Educação de Dakar, em Senegal, no ano de 2000 e foi designada com o objetivo de reafirmar os compromissos assumidos por líderes de mais de 160 países – entre eles o Brasil – que estiveram presentes no encontro que aconteceu no início do milênio.

O Fórum teve como missão reiterar os votos feitos pelas nações participantes do encontro em 1990, na Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jomtiem, na Tailândia. Todos os países presentes se comprometeram a “alcançar os objetivos e metas de educação para todos para cada cidadão e cada sociedade”, inclusive o Brasil.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento da educação básica em todo mundo foi perceptível pelos números. A população mundial com 15 anos ou mais que sabe ler e escrever saltou de 68% em 1990, para 87% em 2022, de acordo com o site especializado “Nosso Mundo em Dados”. No Brasil, esse número chegou a 94%, em 2023. Além disso, o Censo da Educação Básica deste mesmo ano revelou que foram contabilizadas mais de 47 milhões de matrículas na educação básica brasileira.

Indo ao encontro desse avanço, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da UNALE, deputado estadual Waldemar Borges (PE), destacou a importância da celebração do Dia Mundial da Educação e os avanços que estão sendo construídos por meio da entidade. “É uma data fundamental para refletirmos sobre o futuro de nossa sociedade. Com o apoio da UNALE, estamos colocando foco na área da educação, realizando debates que aprofundem a avaliação a respeito de políticas públicas voltadas para a área que possam contribuir para superar as dificuldades ainda existentes para garantirmos efetivamente uma política educacional universal e com qualidade. É uma oportunidade para celebrarmos nossas conquistas e reafirmarmos nosso compromisso com a transformação por meio do conhecimento”, salientou.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia

Criada em 2015, a Comissão é responsável por administrar e propor o debate de temas relacionados à educação e ao desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia, no âmbito estadual. Além disso, a Pasta atua como interlocutora de temas de interesse dos estados junto ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhe!