Tráfego pago contribui para estratégia eleitoral

A última palestra do dia 4 de dezembro, na 27ªConferência Nacional da UNALE, foi ministrada por Adellie Ramos, especialista em Gestão de Tráfego Político. Para que a plateia pudesse compreender os conceitos que ela trouxe para tratar de “Tráfego pago nas redes sociais: O segredo para ampliar a conexão com seu público”, a palestrante usou exemplos práticos, das últimas eleições. O primeiro foi um jovem candidato a vereador no Recife (PE) com 225 mil seguidores no Instagram e 5,1 milhões de visualizações em um mês. Potencialmente, um candidato forte, mas que obteve apenas 1087 votos e não se elegeu, porque não desenvolveu nenhuma estratégia política voltada para tráfego e tinha apenas 2,6% de seus seguidores no Recife.

O segundo, um candidato a deputado estadual em Pernambuco que buscava reeleição, com 43 mil seguidores, publicações no Facebook e alcance mensal um pouco maior, de 5,4 milhões, sendo que 40% de seus seguidores estavam no estado. Ele fez uma panfletagem virtual impulsionada durante toda a campanha, no Facebook, que teve 58 mil curtidas. Ao final, conseguiu 146 mil votos, tornando-se o segundo mais votado no estado e recebendo votos em todos os municípios.

As diferenças comprovam a necessidade de estratégia, para definir quando, a quem e onde fazer a panfletagem, exatamente o que aconteceria com a distribuição de um material gráfico de campanha. Essa fórmula de sucesso, para Adellie, tem por base três pilares: uma metodologia comprovadamente eficaz; a contratação de profissionais especializados e confiáveis; e a capacidade de ler os números.

Por Cláudio Ornellas

Foto: Fernando Souza

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