Tecnologia a serviço do Cidadão

A 27ª Conferência da UNALE apresentou fórum de soluções tecnológicas a parlamentares e funcionários legislativos

Trazer novas tecnologias para o conhecimento de parlamentares e servidores legislativos foi o objetivo do Parla Tech, fórum realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) durante a sua  27ª Conferência Nacional. Para isso, as entidades organizadoras convidaram um pool de startups da área de tecnologias e inovação aberta para apresentar suas ferramentas aos gestores legislativos. Com a presença de  funcionários e parlamentares de todo o país, a conferência está acontecendo no Expo Mag, Cidade Nova, Rio de Janeiro, de terça (03) a quinta-feira (5), e tem a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como organizadora. 

O Parla Tech abordou temas como: Participação Cidadã, Consulta a Projetos de Lei, Constitucionalidade de Projetos de Lei, Técnica Legislativa, Controle de Servidores e Compras Públicas. Organizado pela UNALE, em parceria com o Sebrae Nacional e o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, a conclusão dos participantes foi de que as startups apresentaram aos funcionários e parlamentares soluções tecnológicas que poderão contribuir para o melhor funcionamento de Assembleias, Câmaras Municipais e Federais. 

Para o diretor-geral da UNALE, Fernando Brandão, o Parla Tech permite, entre outras soluções, aproximar as Casas Legislativas de todo país. 

“Um dos papéis do poder legislativo é trazer ideias inovadoras que tenham como resultado melhorias na vida da população. Portanto, Sebrae, Labhacker e UNALE poderão trabalhar juntos para atingir esses objetivos. O fórum é um grande catalisador de interesses sociais. 

Walternor Brandão, coordenador do Labs Hacker, acrescentou que o Parla Tech ajuda a todos, já que muitos problemas entre as Casas são semelhantes. 

“Aqui temos um marco com  a abertura deste fórum, mas daremos continuidade ao trabalho compartilhando conhecimento e buscando mais soluções”, disse Walternor. 

Representando o Sebrae Nacional, a analista Maysa Maffia destacou que as Casas Legislativas enfrentam muitos desafios no seu dia a dia e isso acaba afetando o seu trabalho rotineiro. O Sebrae atuou convidando as empresas do setor a fim de aproximá-las dos gestores públicos. 

Por Maria José de Queiroz

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo