Diante de um público atento, o Prof. Dr. Clóvis de Barros ministrou a palestra magna da abertura da 27ª conferência da Unale, realizada nesta terça-feira (03), no Expo Mag, no Rio de Janeiro. Conhecido por popularizar temas de ética, felicidade e filosofia aplicada ao cotidiano, o professor falou sobre “A vida que vale a pena ser vivida”.
De forma descontraída, Clóvis de Barros relatou diversas experiências pessoais buscando deixar uma mensagem de otimismo para o público presente. Um dos pontos que mais chamou atenção foi quando o filósofo falou sobre autoconfiança autoestima, exemplificando casos que ocorreram consigo mesmo.
Clovis de Barros também falou sobre o processo de aprendizado do ser humano, que é feito ao longo da vida. “Enquanto houver vida, é possível se tornar uma pessoa melhor”, disse. Barros também falou que “Vive melhor quem tem apreço por si mesmo, do que quem tem por si mesmo um olhar medíocre e apequenado”, exemplificando a importância da autoestima.
O filósofo ainda lembrou do dia em que precisou dividir o palco com o americano John Nash, matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos e que ganhou o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1994. Clovis de Barros relatou o quanto se sentiu angustiado ao participar da mesma atividade, mas que recebeu todo apoio necessário do americano para fazer uma das melhores palestras da sua vida.