O Serviço Médico da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou 9.909 atendimentos de janeiro a dezembro de 2010. A maioria (4.688 pessoas) procurou o setor para consultas, requerer licença médica ou tomar posse.
De acordo com o diretor da Diretoria Legislativa do Serviço Médico, Lucio Scarpelli, 2.550 pessoas procuraram o setor para consultas com um dos cinco médicos que se revezam. Outras 270 procuraram o setor para os exames obrigatórios para a posse e 1.868 requisitaram licença médica.
Houve quem necessitasse apenas dos serviços da Enfermaria, para medir pressão, por exemplo. Em 2010 a Enfermaria atendeu 3.112 pessoas. No Serviço Social e Psicológico foram atendidas 133 pessoas e outras 1.976 usufruíram do Atendimento Odontológico.
O Atendimento Odontológico foi mais requisitado em 2010 do que no ano anterior, quando foram atendidas 1.680 pessoas. Têm direito ao serviço os servidores da ativa, os inativos e familiares dos servidores, e o consultório é equipado com moderna aparelhagem.
Os profissionais da Casa realizam obturações, limpeza, radiografias e, se necessário, até mesmo extração de dentes. Só não fazem implante e tratamento de canal, informou Lucio Scarpelli.
O Serviço Social e Psicológico acompanha servidores e seus familiares que porventura estiverem vivenciando problemas e se achem incapazes de resolvê-los sem auxílio profissional. Isso inclui desde desentendimentos entre casais até casos de depressão, alcoolismo ou dependência de drogas.
(Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo)