Search
Close this search box.

Teve início esta semana a V Semana Estadual da Amizade Brasil Japão, realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento, instituído pela Lei 15.324, de 22 de novembro de 2010, celebra nesta edição os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. A abertura contou com a participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, que ressaltou a iniciativa do resgate da visita dos primeiros japoneses ao país. “Temos uma relação muito especial com o estado e principalmente com Florianópolis, devido ao fato dos náufragos japoneses que aportaram na ilha em 1803. Então, além de reconhecer e recordar este fato histórico, através deste evento podemos aprofundar a relação entre Santa Catarina e Japão”, afirmou Ikeda.

Jorge Sato, presidente da Associação Wakamyia-Maru de descendentes japoneses, também ressaltou a importância do evento para reforçar a relação entre os dois países. “É importante porque vem estreitar os laços não só culturais mas também os comerciais. Pelo decreto Lei 9474/2014, do município, Florianópolis passou a ser co-irmã da cidade de Sendai, na província de Miyagi. As duas têm muito a ver uma com a outra, são cidades com características muito semelhantes e, culturalmente falando, a província de Miyagi tem muita tecnologia na parte do cultivo de ostras. Inclusive as primeiras sementes inseridas no Ribeirão da ilha vieram desta província do Japão “, lembrou Sato.

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) destacou a importância de comemorar os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países. “São 120 anos de relações diplomáticas que possibilitaram que imigrantes japoneses pudessem fazer de nosso país sua segunda casa e que brasileiros encontrassem no Japão um porto seguro”, afirmou.

A abertura da semana contou com participação de institutos culturais que trouxeram apresentações musicais, de artes marciais e da espada samurai. Entre os dias 11 e 14 ocorre na Assembleia o II Seminário Wakamyia-Maru com palestras e discussões com estudiosos que visam esclarecer os detalhes da presença dos japoneses na Ilha de Santa Catarina no final do século XVIII. No hall do Palácio Barriga Verde, está montada uma exposição que narra a jornada de circunavegação dos náufragos e sua passagem por Florianópolis, além de artefatos da cultura e história do Japão. A programação completa pode ser conferida no site da associação: www.wakamiyamaru.com.br

Fonte: Agência ALESC

Compartilhe!