Search
Close this search box.

A nova composição da diretoria executiva da Unale que conta com 27 secretários estaduais, sendo um representante de cada estado, realizou reunião virtual hoje (11), contando com a participação de 24 parlamentares.

Os representantes debateram proposições, agenda, ações e encaminhamentos para a entidade, durante a pandemia.

A reunião foi moderada pela presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA). Na oportunidade, Ivana apresentou a portaria que rege as medidas da entidade neste período e destacou o trabalho que vem sendo realizando com a disponibilização do Banco de Leis,  que compartilha projetos e leis apresentados em todos os estados, no combate ao Coronavírus.

“Nosso sentimento no princípio da pandemia foi de frustração, por sermos impedidos de executar o planejamento desta gestão. Hoje, vemos que a Unale tem desenvolvido um trabalho muito importante para o país, com o compartilhamento de leis e ações que tem surgido em cada unidade da federação, através do nosso Banco de Leis, além de outras ações que tem mostrado um crescimento e fortalecimento da nossa entidade”, pontuou Ivana.

O Banco de Leis da Unale, assim como o trabalho de atualização e comunicação do funcionamento dos estados, enviado diariamente por whatsapp, foi amplamente elogiado e destacado. “A Casa Civil, o governador, secretários estaduais, outras entidades e jornalistas políticos estão usando a Unale como fonte de informação. Isso demonstra que estamos no caminho certo e fazendo um bom trabalho”, complementou a presidente.

A secretária baiana, Fabiola Mansur (PSB), sugeriu a aproximação com o Ministério da Saúde, para deliberar ações de auxílio aos estados afetados. “É um momento de manter a serenidade, o equilíbrio e a união.  A Unale é a ponte de ligação entre as ações federais e as demandas de cada estado, independentemente de partidos ou ideologias”, frisou Fabíola.

Outra ação que tem sido compartilhada nos estados, destacada pelo deputado Jory Oeiras (DC-AP), foi a destinação de verbas de emendas impositivas, indenizatórias e de outros recursos para ações de combate à pandemia, a exemplo do que já foi feito no Amapá, que destinou recursos de verbas indenizatórias para compra de cestas básicas, distribuídas a população.

Também foi destacada durante a fala do secretário Raniery Paulino (PMDB-PB), a importância de se trabalhar pautas ligadas à saúde mental neste momento.

Em Minas Gerais, estudantes de medicina e médicos aposentados voluntários estão prestando serviço de telemedicina, 24 horas por dia, para prestar orientação profissional à população. A proposta foi apresentada pela deputada Celise Laviola (MDB-MG) e muito elogiada, uma vez que diminui o deslocamento da população aos hospitais, diminui o risco de contágio e desafoga as emergências.

Também estiveram presentes os deputados Rodrigo Delmasso (REP-DF), Nenem Almeida (Sem Partido-AC), Ângela Garrote (PP-AL), Sérgio Aguiar (PDT-CE), Ana Cunha (PSDB-PA), Raniery Paulino (MDB-PB), Antônio Annibelli (MDB-PR), Tia Ju (REP-RJ), Gustavo Carvalho (PSDB-RN), Silvana Covatti (PP-RS), Ione Pedroso (Solidariedade-RR), Rodrigo Minotto (PDT-SC), Itamar Borges (MDB-SP), Goretti Reis (PSD-SE), Herculano Borges (Solidariedade-MS) e Olyntho Neto (PSDB-TO).

Marina Nery / Ascom Unale

Compartilhe!