Search
Close this search box.

A presidente da Secretaria de Saúde da Unale, deputada Luana Ribeiro (PSDB-TO), foi moderadora na Superlive da Pasta, que debateu a importância da doação de sangue e de medula, nesta quarta-feira (23), com o especialista em hematologia e hemoterapia, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas e Médicas, Dr. Vanderson Rocha.

O evento online é comemorativo aos 25 anos da Unale e também ao Junho Vermelho — mês de conscientização sobre a doação de sangue no Tocantins, por meio da Lei 3099/2016, de autoria da parlamentar. “Acompanho o trabalho do Dr. Vanderson há anos, desde que meu pai foi auxiliado por ele. Este é um momento de muita honra e troca. Foi um ótimo diálogo, tiramos dúvidas e agregamos muito conhecimento”, disse Luana.

Durante o encontro, o médico explicou critérios e processos para cada tipo de doação e relembrou a importância de manter o estoque de sague nos bancos, que diminuíram no decorrer da pandemia. “Temos que manter os estoques cheios para salvar vidas. Então, agendem sua doação, mantenham os critérios de higiene e distanciamento, mas não deixem de doar. Inclusive, quem vacinou-se pode doar, em média, sete dias depois”, pontuou.

Segundo Vanderson, é possível realizar as doações até três vezes por ano, por mulheres e quatro, pelos homens. Quanto à doação de medula, há duas formas de transferência, podendo ser de medula óssea, por meio de punção no quadril, ou de células periféricas por aférese. “A doação de medula pode ser feita a cada três meses, mas raramente acontece, pois há a necessidade de compatibilidade entre doador e receptor”, explicou o hematologista.

Outro ponto abordado pela dupla foi a precariedade e investimentos na área, sendo que o tratamento de certos casos no exterior é mais caro que essa modernização do País. “Com toda a certeza, investir em tecnologia no Brasil ampliará a atendimento a várias pessoas”, afirmou Dr. Vanderson. Em resposta, a parlamentar se prontificou a “abraçar a causa” e trabalhar, por meio da Unale, por políticas públicas de liberação de tratamentos para atendimento igualitário para toda a população.

Doutor Vanderson Rocha

Médico especialista em Medicina Interna e em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Transplante de Medula Óssea pela Universidade de Paris VII. O médico também é diretor presidente da Fundação Pró Sangue (Hemocentro de São Paulo), cientista e professor convidado da Universidade Oxford, no Reino Unido.

Marina Nery / Ascom Unale
Compartilhe!