O vice-presidente da Secretaria das Cidades da Unale, Anselmo Domingos (PTC-MG), participou nesta terça-feira, 27, da 5ª Reunião Extraordinária do Conselho das Cidades (ConCidades). Durante o encontro, foram discutidos temas ligados à habitação, com ênfase na continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida, o funcionamento do Conselho das Cidades, a organização da 6ª Conferência Nacional e o calendário de atuação da gestão.
“Estou representando o presidente da Secretaria, deputado Marcelo Cabral (PMDB-RR), pois entendemos a importância da participação da entidade na criação de políticas e na tomada de decisões que afetam todas as cidades do país”, destacou Domingos. O parlamentar ainda assinalou que foram retiradas várias lições e feitas deliberações importantes sobre algumas medidas tomadas pelo Governo Federal. “Uma das coisas que me tranquilizou, por exemplo, foi a certeza de que o programa Minha Casa, Minha Vida continua com força”, afirmou.
Assunto polêmico, o adiamento da realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades para 2019 teve manifestações de repúdio. A data foi definida por meio do decreto presidencial n° 9.076, publicado no dia 7 de junho. O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurélio Campos, assegurou que o governo está trabalhando para dar continuidade ao trabalho realizado pelo grupo e que “a mudança é normal no momento de crise, sendo a data escolhida, o melhor meio de garantir a legitimidade do evento”.
ConCidades – O Conselho das Cidades delibera acerca das mais diversas matérias relativas à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e às ações e programas desenvolvidos pelo Ministério das Cidades por meio de suas resoluções, fruto do debate político e técnico realizado pelos conselheiros. A Unale possui uma cadeira no conselho desde 2010 e sempre participa das reuniões por meio de um membro da Secretaria das Cidades.