A maioria dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) está abaixo da média nacional no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pelo Ministério da Saúde para medir o nível da assistência primária à saúde. Muitos desses apresentam, ainda, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por outro lado, o Distrito Federal, que atende muitos pacientes provenientes da RIDE, possui a melhor classificação de acordo com o indicador do SUS.

Os dados foram apresentados pelo diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, André Luiz Bonifácio de Carvalho, na última segunda-feira (16), durante reunião na Câmara Legislativa. Eles mostram a dimensão complexa da relação do DF com os 22 municípios vizinhos dos estados de Goiás e Minas Gerais que compõem a Região.

O encontro contou com a participação do presidente do Legislativo local, deputado Wasny de Roure (PT); do secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa de Aguiar; do superintendente de Controle e Avaliação Técnica da Secretaria de Saúde de Goiás, Dante Garcia de Paula, além de 21 vereadores e assessores parlamentares.

Compartilhe!