americas3O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (1º) o presidente da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), Jacques Chagnon, acompanhado do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e da deputada federal Maninha (PSOL-DF). O objetivo da visita é a ampliação da cooperação e do diálogo entre os parlamentos do continente.

Durante a reunião, Chagnon apresentou as quatro prioridades de sua gestão a frente da entidade: redução da mortalidade infantil; melhora do nível de ensino médio em todos os países; alcance do equilíbrio salarial entre homens e mulheres nas mesmas funções; além da garantia do acesso à água potável em todo o continente.

Sarney – que é um dos fundadores da COPA – elogiou os objetivos e afirmou que o Senado está à disposição de colaborar no que for possível para atingi-los.

– São quatro objetivos importantes que dizem respeito a melhorar a qualidade de vida da população – assinalou o presidente do Senado.

Chagnon disse ainda que o Brasil é um membro importante do grupo por sediar uma das três secretarias da confederação. As outras ficam no México e no Canadá.

Cada secretaria tem a responsabilidade de desenvolver e manter as relações com um determinado número de assembléias parlamentares do continente.

Criada em 1997, a Confederação Parlamentar das Américas é uma organização que congrega os congressos e as assembléias parlamentares dos estados unitários, federais, federados e associados, os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares das Américas.

Texto: Agência Senado

Compartilhe!