35052926261_fcd6d8c634_oOs resultados obtidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que hoje atende 100% dos paranaenses com água tratada e garante a 70% o acesso a coleta de esgoto, foram apresentados nesta quinta-feira (8), pelo presidente da empresa, Mounir Chaowiche, durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). O evento, que acontecem em Foz do Iguaçu (PR), é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná .
Segundo Chaowiche, é lamentável que o Brasil esteja, atualmente, na 110ª posição em saneamento, quando comparado com os demais países. “Água tratada é condição básica de vida, de saúde. E milhares de brasileiros não têm essa condição”, lamentou. Na avaliação do presidente da Sanepar, a promoção deste debate, que conta com a participação de legisladores de todo o país, é importante porque coloca como prioridade temas que vão contribuir para o crescimento do país, trazendo os avanços que os brasileiros tanto buscam.
“É um grande momento de reflexão que pode tirar o país desse atraso, especialmente no setor de saneamento”, comentou. Chaowiche apontou ainda a universalização ao acesso aos quatro serviços de saneamento (água, esgoto, resíduos e drenagem) como prioritários para todos os gestores públicos. Ele apresentou também uma série de outros dados positivos que fazem, atualmente, da empresa paranaense, um modelo de inovação e sustentabilidade nacional. De acordo com pesquisas, a Sanepar tem a aprovação de 83,5% da população do Paraná.
Avanços – O secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, Artagão Júnior, que é deputado estadual licenciado e   participou desse painel, falou da satisfação do estado paranaense por receber a Conferência da Unale, instituição da qual foi presidente. “Esses debates vão contribuir para que possamos ter uma maior e melhor atuação do Poder Legislativo e de nossos demais representantes”, declarou. Também participaram deste painel as deputadas Liziane Bayer (PSB-RS) e Janete de Sá (PMN-ES); deputada estadual licenciada Ana Cunha (PSDB-PA); o senador do Acre, Sérgio Petecão (PSD); e os deputados Jesuíno Boabaid (PMN-RO) e Sinésio Campos (PT-AM).
Nádia Fontana / ALEPR
Compartilhe!