Mais do que uma simples manifestação de afinidades ideológicas, o voto deve resultar também, o conhecimento das propostas de cada candidato, seu passado político e legal e sua conduta moral e ética. Mesmo assim, grande parte do eleitorado desconhece as ferramentas disponíveis para a consulta sobre os candidatos.
O Brasil passou por um histórico secular de reformas e incertezas, mas celebra agora o seu mais longo período democrático. O sufrágio, garantido na nossa Constituição, é a maior ferramenta que o cidadão dispõe para escolher os seus representantes.
Eleições 2022: por que as candidaturas são indeferidas?
As escolhas dos eleitores irão definir as estratégias de campanha daqui pra frente e a direção do país em nível nacional e estadual durante eventuais governos e legislaturas. Com o menor número de indecisos da nossa história, segundo as pesquisas, a eleição atual mostra-se desafiadora para os candidatos e eleitores. A incerteza cria mais do que em eleições passadas, o desejo de conhecer mais a fundo os candidatos e suas propostas.
Como consultar informações sobre candidatos?
O Portal de Dados Abertos do TSE (PDA) reúne dados brutos de cada eleição realizada no Brasil desde 1933. Nesta ferramenta é possível conferir dados sobre candidatos e candidatas, além de campanhas, arrecadações e prestações de contas, bem como os votos recebidos por zona e seção eleitoral e os resultados gerais das eleições.
Outra ferramenta disponível para os eleitores é o “DivulgaCand Contas” (Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais), que reúne dispostas em sua ferramenta, separadas por região e por estado, as informações sobre todas as candidaturas.
Além de dados biográficos dos candidatos e dos eventuais vices e suplentes (a depender do cargo), a ferramenta apresenta o nome de registro e nome da candidatura, profissão, estado civil, fotografia e filiação partidária. Também pode ser verificada a declaração de bens, a lista de candidaturas em eleições anteriores, o status do registro da candidatura, a lista de doadores e a prestação de contas, entre outras informações.
O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta acessar http://divulgacandcontas.tse.jus.br/e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.
Por Hans Weinner/Ascom