A Rede Legislativa de Governança e Gestão (REGOV) realiza seu IV Encontro Nacional durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre de forma híbrida, com participantes de diversos estados de modo remoto pela internet, e sede presencial em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, será eleita a nova diretoria da entidade e abordados temas como: desafios e aprendizados para a gestão institucional do parlamento em tempos de pandemia, as transformações digitais e seus impactos nos legislativos, com relatos e compartilhamento de experiências. Além dos painéis temáticos “Parlamento como plataforma”, “Planejamento estratégico em Casas Legislativas”, e “Rede Legislativo Sustentável”, este último do Senado Federal.

No encontro da REGOV, há participantes dos legislativos de Santa Catarina, Sergipe, Pará, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Ceará, Acre, Rondônia, Goiás, e os anfitriões de Mato Grosso do Sul.

A eleição da diretoria será realizada com uma única chapa, com a manutenção do atual comando da entidade, tendo a frente a diretora-executiva Raquel Melo, como representante da Câmara dos Deputados. Alaor Marques, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, permanece como diretor-executivo adjunto. Ele explica que a chapa é formada por consenso. “De modo geral, as diretorias da REGOV são montadas por consenso entre os participantes. A gente normalmente não tem eleição. Tem um referendo de uma chapa proposta”. A diretoria ainda conta com representantes do Senado, e das assembleias legislativas do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Alaor explica que o foco do IV Encontro Nacional, como não poderia deixar de ser, é gestão, com apresentações de planejamentos estratégicos nas casas legislativas. “A gente vai passeando por esses assuntos relacionados a gestão”.

Sobre os desafios da pandemia, Alaor afirma que houve muitos impactos, mas o período gerou muitas oportunidades. “Ao mesmo tempo em que a gente teve que ‘se virar’, potencializou questões que a gente via como evoluções possíveis de serem realizadas, mas que talvez ocorressem em um ritmo mais lento. A pandemia, de certa forma, acelerou o processo”, relata o diretor-adjunto.

24ª Conferência Nacional da Unale

A 24ª Conferência Nacional comemora o jubileu de prata, 25 anos de fundação, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. São promovidos importantes debates, dirigidos por personalidades de renome mundial, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, candidatos presidenciáveis e delegações internacionais, para tratar dos desafios do cenário mundial pós-crise pandêmica.

Os diversos painéis do evento trazem temas como marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

Por Richelieu Pereira

Compartilhe!