Hoje (26), é celebrado o Purple Day, data que surgiu para dar visibilidade às dificuldades que as pessoas com epilepsia e seus familiares enfrentam todo dia, propondo conscientização e combate ao preconceito.
A epilepsia é uma doença cerebral crônica causada por diversas etiologias e caracterizada pela recorrência de crises epiléticas. Esta condição tem consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo afetado.
Com base na Lei nº 5625/2016, aprovada no Distrito Federal, a Unale criou a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia. O grupo tem como objetivo a ampliação do trabalho já aprovado na Capital Federal e a disseminação do tema em âmbito nacional. Assim, a entidade busca contribuir para elevar o debate e ajudar a criar novas políticas públicas para pessoas nesta condição.
Ações da Unale na campanha Março Roxo
Ao longo deste mês, a UNALE reforçou ações de conscientização nas redes sociais para combater a falta de informação e o preconceito que podem impactar fortemente a vida das pessoas acometidas pela doença
Membro da Frente Parlamentar da Epilepsia, deputada Michele Melo (AC), ressalta que “A falta de informação e o preconceito ainda são grandes desafios para quem convive com a epilepsia. Para ajudar, é preciso entender, e é isso que buscamos reforçar durante o Purple Day e toda a campanha do Março Roxo”.
Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale