Search
Close this search box.

Hoje (26), é celebrado o Purple Day, data que surgiu para dar visibilidade às dificuldades que as pessoas com epilepsia e seus familiares enfrentam todo dia, propondo conscientização e combate ao preconceito.

A epilepsia é uma doença cerebral crônica causada por diversas etiologias e caracterizada pela recorrência de crises epiléticas. Esta condição tem consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo afetado.

Com base na Lei nº 5625/2016, aprovada no Distrito Federal, a Unale criou a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia. O grupo tem como objetivo a ampliação do trabalho já aprovado na Capital Federal e a disseminação do tema em âmbito nacional. Assim, a entidade busca contribuir para elevar o debate e ajudar a criar novas políticas públicas para pessoas nesta condição.

Ações do Março Roxo

Na última segunda-feira (25), o presidente da Comissão de Saúde da UNALE e membro da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, deputado Jorge Viana (DF), promoveu sessão solene em Homenagem ao março roxo, onde graças a este evento o parlamentar prometeu a liberação de verba ao Hospital de Base para a compra do aparelho vídeo eletroencefalograma que irá ajudar no tratamento da epilepsia.

Ao longo deste mês, a UNALE reforçou ações de conscientização, como a recomendação da iluminação com a cor roxa dos prédios públicos e a soltura de balões roxos neste dia 26 de março em alusão ao Purple Day (Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia).

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!