A Unale busca mais parceiros para aperfeiçoar as ações dos legislativos estaduais. A um passo de assumir a presidência da entidade, o deputado Luis Tchê, juntamente com o deputado Raniery Paulino, estiveram presentes, ontem (11) na Secretaria Nacional da Juventude para propor novos acordos.

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) busca mais parceiros para aperfeiçoar as ações dos legislativos estaduais. A um passo de assumir a presidência da entidade, o deputado Luis Tchê (PDT-AC), juntamente com o deputado Raniery Paulino (PMDB-PB), estiveram reunidos, nesta quarta-feira (11), com a secretária nacional da juventude, Severine Macedo, e também com o coordenadorde relações institucionais da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Gabriel Souza.

Tchê procurava apoio nas articulações da entidade que envolvem temas relacionados a juventude. “A ideia é que a Unale participe mais ativamente das discussões do tema. Além disso faremos um trabalho forte nas Assembleias Legislativas, para incentivar a criação e ativação de políticas públicas voltadas para o jovem”, afirma Tchê.

O deputado Raniery Paulino assumiu, na última  gestão, a pasta da Secretaria da Juventude da Unale. Segundo ele o tema é de extrema importância para o desenvolvimento do País. “Esse contato com a Secretaria Nacional da Juventude é de extrema importância para que nós possamos intensificar as ações da juventude nos estados”, afirmou.

Durante a reunião, Severine Macedo convidou a Unale para participar da próxima reunião do Conselho Nacional da Juventude, que acontece nos dias 06 e 07 de junho, em Brasília. De acordo com a secretária, a SNJ precisa da parceria dos legislativos para mobilizar cada vez mais pessoas e acelerar o processo de concretização do Plano Nacional da Juventude.

Plano Nacional da Juventude
O Plano Nacional da Juventude propõe um conjunto de políticas públicas e medidas que beneficiam os jovens brasileiros com idades entre 15 a 29 anos. O Plano foi elaborado pela Comissão Especial daJuventude, que realizou audiências públicas para levantar as demandas e necessidades através da opinião dos jovens e das organizações que militam com a juventude.

Para o parlamentar do Acre, o Plano é um importante instrumento e um elemento positivo para estruturação das políticasde juventude no País. Existem hoje no Brasil, alguns elementos para contribuircom uma gestão coordenada para promoção do plano de juventude, como por exemplo: A Secretaria Nacional de Juventude, O Conselho Nacional de Juventude, A Comissão Especial de Juventude na Câmara dos Deputados, O Fórum de Gestores Estaduais de Juventude, entre outros. “Por isso a Unale está se articulando. “Temos que nos aliar a estas instituições em uma ação coordenada, plural e decidida para concretizar o plano e as políticas públicas voltadas para a juventude”, lembrou Tchê.

Compartilhe!