Tchê procurava apoio nas articulações da entidade que envolvem temas relacionados a juventude. “A ideia é que a Unale participe mais ativamente das discussões do tema. Além disso faremos um trabalho forte nas Assembleias Legislativas, para incentivar a criação e ativação de políticas públicas voltadas para o jovem”, afirma Tchê.
O deputado Raniery Paulino assumiu, na última gestão, a pasta da Secretaria da Juventude da Unale. Segundo ele o tema é de extrema importância para o desenvolvimento do País. “Esse contato com a Secretaria Nacional da Juventude é de extrema importância para que nós possamos intensificar as ações da juventude nos estados”, afirmou.
Durante a reunião, Severine Macedo convidou a Unale para participar da próxima reunião do Conselho Nacional da Juventude, que acontece nos dias 06 e 07 de junho, em Brasília. De acordo com a secretária, a SNJ precisa da parceria dos legislativos para mobilizar cada vez mais pessoas e acelerar o processo de concretização do Plano Nacional da Juventude.
Plano Nacional da Juventude
O Plano Nacional da Juventude propõe um conjunto de políticas públicas e medidas que beneficiam os jovens brasileiros com idades entre 15 a 29 anos. O Plano foi elaborado pela Comissão Especial daJuventude, que realizou audiências públicas para levantar as demandas e necessidades através da opinião dos jovens e das organizações que militam com a juventude.
Para o parlamentar do Acre, o Plano é um importante instrumento e um elemento positivo para estruturação das políticasde juventude no País. Existem hoje no Brasil, alguns elementos para contribuircom uma gestão coordenada para promoção do plano de juventude, como por exemplo: A Secretaria Nacional de Juventude, O Conselho Nacional de Juventude, A Comissão Especial de Juventude na Câmara dos Deputados, O Fórum de Gestores Estaduais de Juventude, entre outros. “Por isso a Unale está se articulando. “Temos que nos aliar a estas instituições em uma ação coordenada, plural e decidida para concretizar o plano e as políticas públicas voltadas para a juventude”, lembrou Tchê.