Falta de sinal, telefonema que não completa, ligação que cai e internet que não funciona são problemas corriqueiros para a população que depende do serviço de telefonia celular. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Telefonia da Assembleia do Mato Grosso do Sul apurou os depoimentos do superintendente do Procon, Alexandre Rezende, e da presidente da Adec (Associação de Defesa do Consumidor), Araci Araújo, e confirmou que milhares de pessoas estão insatisfeitas com a qualidade do serviço no estado.
Desde 2011, o Procon/MS recebeu 19 mil reclamações de clientes por conta de problemas relacionados ao serviço de telefonia. Foram 5.525 reclamações somente no ano passado e 2.394 nos primeiros cinco meses de 2014. Segundo Alexandre Rezende, telefonia e sistema financeiro lideram o ranking de reclamações. “Falta respeito com o consumidor”, avaliou.
Presidente da CPI, o deputado Marquinhos Trad (PMDB) não tem dúvida de que as operadoras de telefonia precisam tratar melhor o cliente. “Se eles respeitassem os consumidores não precisaríamos ter os órgãos de defesa”, afirmou o parlamentar.
Ele acredita que a comissão conseguirá repetir o desempenho da CPI da Enersul, responsável por detectar erros nas contas de luz e provocar o congelamento e a redução da tarifa.
Araci Araújo apresentou um documento com 250 assinaturas de consumidores em Mato Grosso do Sul pedindo melhoria na qualidade do serviço de telefonia. As assinaturas foram colhidas em 15 dias.
“Nós procuramos a Assembleia Legislativa para que pudesse ser feito algo. Tivemos uma abertura grande da Casa e do Marquinhos Trad. Esperamos que esse trabalho resulte em um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] para que esses problemas não voltem a acontecer”, afirmou.
Também participaram da oitiva os deputados Mara Caseiro (PTdoB) e Marcio Monteiro (PSDB). A próxima audiência da CPI será na quinta-feira (3/7), novamente a partir das 15h, com representantes do MPE (Ministério Público Estadual), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Defensoria Pública.
Fonte: Agência ALMS