Search
Close this search box.

b0848bd24d9Em visita institucional à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta manhã (23), o presidente da Unale, deputado estadual Kennedy Nunes (PSD-SC), destacou a importância do legislativo estadual. “É preciso ampliar nosso poder de legislação. Em um país continental, nós estamos muito mais próximos das demandas da população, que os senadores e deputados federais”, disse ao defender o novo Pacto Federativo, uma das bandeiras da entidade.

Na ocasião, Kennedy Nunes foi recepcionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM). Além de discutir pautas nacionais de interesse dos parlamentos estaduais, foi feito o convite oficial para que parlamentares e servidores do estado participem da Conferência Nacional, que acontece de 20 a 22 de novembro, em Salvador-BA.

Em sua 23ª edição, a Conferência terá como tema central de debate: “Humanizando as leis em um novo tempo”. “Os temas são pautados na humanização das ações dos deputados estaduais. Discutiremos ainda outras pautas comuns como o pacto federativo”, afirmou o presidente da Casa.

Já Kennedy, aproveitou para destacar o protagonismo da Unale no combate ao Suicídio e à Automutilação, Violência Contra a Mulher, e a implantação do Sistema Único de Segurança Pública, temas de grupos de trabalho dos cinco Seminários Regionais de Promoção e Defesa da Cidadania. Os eventos ocorreram entre maio e outubro, em todas as regiões, e reuniu especialistas, políticos e sociedade, para juntos debaterem proposições e ações que possam ser realizadas de maneira preventiva e célere.

“Trabalhamos o ano inteiro em defesa destes temas, para montarmos um Plano Nacional. Suicídio e automutilação, por exemplo, são uma epidemia e caso de saúde pública. Toda esta ação faz parte da humanização das leis, tema da nossa Conferência Nacional”, lembrou Nunes.

Outro tema de destaque da visita foi o prêmio Assembleia Cidadã, que premiará projetos do legislativo, nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. As inscrições estarão abertas até 30 de outubro e devem ser feitas no site: www.unale.org.br. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 20 mil para expansão dos projetos.

Em relação à Reforma da Previdência aprovada ontem (22) no Senado Federal, Nunes disse que a Unale apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e trabalha para que os Estados brasileiros sejam incluídos na proposta federal.

Participaram também da reunião na presidência, os deputados Wilson Santos (PSDB), Xuxu Dal Molin (PSC), João Batista (Pros), Lúdio Cabral (PT), Carlos Avallone (PSDB) e a deputada Janaina Riva (MDB).

Marina Nery / Ascom Unale *Com informações da ALEMT
Compartilhe!