A deputada estadual Tia Ju (RJ), presidente da Unale, participou, na última terça-feira (18), da 2ª Conferência Internacional de Mulheres em Relações Institucionais e Governamentais (RIG), promovida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig). O evento, realizado no Auditório Interlegis do Senado Federal, reuniu lideranças femininas para debater o papel das mulheres no setor de RIG e no ambiente político brasileiro.
Tia Ju integrou o painel “1ª Conferência em Retrospectiva: Avaliações e Avanços da atividade das mulheres na área”, ao lado de Dayana Morais (Pretas e Pretos em Relgov), Roberta Rios (presidente da Associação Mulheres em Relgov+) e Julia Coury (coordenadora de projetos internacionais de saúde na AP-HP Internacional). A mesa foi mediada por Francine Moor.
Durante sua intervenção, a parlamentar ressaltou sua trajetória política, destacando os desafios enfrentados e os avanços conquistados pelas mulheres na ocupação de espaços de decisão. Tia Ju enfatizou a necessidade de maior participação feminina na política e defendeu não apenas uma cota de 50% para mulheres, mas sim a efetiva paridade nos espaços de poder.
“Temos avançado, mas ainda há muito a fazer. É essencial que a presença feminina nos ambientes de decisão política e institucional seja ampliada. Não se trata apenas de garantir cota de 50%, mas sim de alcançar a paridade real e efetiva. Precisamos continuar essa luta para que as mulheres ocupem cargos de liderança e tenham voz ativa nos rumos do nosso país”, afirmou.
Atualmente, Tia Ju é a segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Procuradora Especial da Mulher na Casa e liderou o movimento Mulheres Republicanas (2021-2023) . Em seu terceiro mandato como deputada estadual, ela tem uma histórica atuação na defesa da participação feminina na política e dos direitos das mulheres.
O evento ainda contou com as ilustríssimas presenças da senadora e procuradora da Mulher no Senado, Zenaide Maia e da Ministra do TSE, Edilene Lôbo. As duas também reafirmaram a importância da luta pela paridade de gênero e de raça, da luta por avanços na legislação eleitoral e sobre a importância de construir espaços seguros de trabalho no âmbito institucional e governamental.
A Conferência, que se consolidou como um espaço essencial para debater a atuação feminina nas relações institucionais e governamentais, ainda contou com outros painéis temáticos sobre desafios e tendências do setor, lançamento do Guia Prático de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual na Atividade de RIG, e discussões sobre habilidades necessárias para liderança feminina. O evento teve apoio da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e de coletivos dedicados à equidade no setor, como o Dicas Mulheres em RIG, Pretas e Pretos em Relgov e a Associação Mulheres em Relgov.
Por Talita Bernardo/Assessoria Deputada Tia Ju
Fotos: Jessen Peixoto/Ascom Unale