Nesta quinta-feira, 29, o presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE), participou da posse da nova diretoria do Parlamento Amazônico, biênio 2024-2026, deputado Laerte Gomes (RO), realizada na sede da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero)

“A Unale se faz presente hoje para fortalecer o Parlamento Amazônico, que compõe a nossa entidade, e juntos promovermos o elo de ligação entre todos os parlamentares e a União para dar foco e resolutividade nas questões do território amazonense, que impactam todo Brasil.”, destacou Sérgio.

De acordo com o presidente empossado, deputado estadual Laerte Gomes, “a parceria com a Unale é importante para aprimorar e disseminar a discussão sobre relevantes temáticas que envolvem todas as unidades federativas e unificar propostas e ações legislativas voltadas para população amazonense. “

Regulamentação fundiária, desenvolvimento sustentável, questão mineral, aérea e a rodovia BR 319 estarão entre as principais bandeiras da gestão do novo presidente da instituição.

O Parlamento Amazônico, que se reúne mensalmente, congrega cerca de 270 deputados estaduais oriundos dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O propósito do fórum é a convergência de esforços entre os estados, com vistas a deliberar sobre as demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados por cada unidade federativa.

Na oportunidade, o presidente Sérgio Aguiar também foi recebido pelo presidente da Alero, Marcelo Cruz (RO) e pelos vice-governado do Estado de Rondônia, Sérgio Gonçalves, onde trataram sobre a integração dos Poderes.

A nova diretoria foi eleita no mês de novembro do ano passado durante a realização da 26ª Conferência Nacional da Unale, em Fortaleza (CE).

Confira abaixo a nova composição do Parlamento Amazônico:

Mesa diretora
– Presidente: Laerte Gomes (RO);
– Vice-presidente: Jory Oeiras (AP);
– Vice-presidente: Sinésio Campos (AM);
– Vice-presidente: Wellington do Curso (MA);
– Vice-presidente: Nilton Franco (TO);
– Secretária Geral: Edna Auzier (AP);
– 1º Secretário: Afonso Fernandes (AC);
– 2º Secretário: Armando Neto (RR);
– 3ª Secretário: Dirceu Ten Caten (PA).

Secretarias Temáticas do Parlamento Amazônico:
– Secretaria de Relações Institucionais: Jean Mendonça (RO);
– Secretaria da Juventude: Thiago Abrahim (AM);
– Secretaria de Direitos Humanos: Lucas Souza (RR);
– Secretaria de Minas e Energia: João Luiz (AM);
– Secretaria da Mulher: Antônia Sales (AC);
– Secretaria de Agricultura e Terras: Marcelo Cruz (RO)
– Secretaria de Assuntos Ligados a Suframa: Wilker Barreto (AM);
– Secretaria de Segurança Pública: Delegado Lucas (RO);
– Secretaria de Relações Internacionais: Adjuto Afonso (AM).

Conselho fiscal:
– Presidente: Ismael Crispin (RO);
– Conselheiro: Cláudio Cirurgião (RR).

Coordenador-geral e Tesoureiro:
Adm. Flávio Ricardo Castro (AM).

Por Camila Ferreira e Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!