O presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), realizou, nesta terça-feira (15), uma visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Na oportunidade, o parlamentar foi recebido pelo presidente do Parlamento Paraense, deputado Chicão (PA).
O encontro teve como principal objetivo fortalecer as relações institucionais da Casa Legislativa do Pará com a UNALE e discutir novas parcerias e ações conjuntas para o aprimoramento dos processos e das discussões legislativas no âmbito dos Parlamentos Estaduais.
Na reunião, o presidente Sérgio Aguiar e o deputado Chicão também discutiram questões acerca da Conferência das Partes (COP) 29, que será realizada neste ano em Baku, no Azerbaijão, e também da COP 30, que ocorrerá em 2025, no estado do Pará.
“Tive a oportunidade de, aqui no Pará, formalizar e acrescentar maiores parcerias com a Alepa, para que possamos participar da COP 30, que será realizada aqui mesmo no Pará no ano que vem, e também da COP 29, que ocorrerá neste ano, no Azerbaijão. Esses encontros serão fundamentais para que nós possamos fazer com que os Legislativos possam ser protagonistas nessas discussões”, destacou o presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar.
COP 29 e COP 30
A COP é uma reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que tem como objetivo debater medidas e ações para diminuir a emissão de gases do efeito estufa e encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta.
Participam desta conferência cerca de 190 países da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, capital da Alemanha. Neste ano, será realizada a COP 29, o evento ocorrerá em novembro, em Baku, no Azerbaijão.
Já em 2025, o País detentor da maior biodiversidade do planeta é que sediará a COP 30: o Brasil. Será a primeira vez que o país sediará a COP. O evento já tem data marcada e local definido, a capital do Pará, Belém, receberá a COP 30, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE
Foto: Guilherme Thorres – AID – Comunicação Social (ALEPA)