O presidente da Unale, José Luis Tchê, esteve em em Brasília nesta semana para tratar de assuntos da entidade. Tchê se dedicou à XVI Conferência Nacional; ao planejamento estratégico e orçamento da entidade, campanha do Pacto Federativo e outros assuntos.
O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), José Luis Tchê, aproveitou parte do recesso da Assembleia Legislativa do Acre para trabalhar em Brasília. De 23 a 25 de janeiro, ele se dedicou à XVI Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (CNLE), que será realizada em Natal, nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2012; ao planejamento estratégico da entidade; acelerou a implementação do Conselho Gestor da instituição; avaliou o andamento da Campanha Nacional pelo Fortalecimento do Pacto Federativo; analisou a revisão do Estatuto da Unale; se reuniu com um grupo de arquitetos para aprovação da reforma da sede da entidade; analisou o plano de cargos e salários dos funcionários e o orçamento para este ano.
Tchê (à esquerda na foto) quer palestrantes de qualidade na CNLE, que é o maior encontro parlamentar da América Latina. O parlamentar confirmou a contratação do jogador Oscar Schmidt, que defendeu a Seleção Brasileira de Basquete por 20 anos e que agora se dedica a passar sua experiência por meio de palestras motivacionais. “Oscar é um homem obstinado e disciplinado e irá mostrar a importância da liderança e planejamento para obtenção de resultados. Estamos em fase de negociação com outros expoentes como Al Gore – vice-presidente no governo Bill Clinton e que desenvolve um bom trabalho em prol das causas ambientais e ainda com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sociólogo brilhante, que comandou o Brasil nos anos 90. Outros eventos que tentamos realizar é uma mesa redonda sobre a Copa do Mundo e uma palestra com um dos dirigentes da Petrobrás, sobre o tema central da conferência,”, afirma.
O presidente da Unale também trabalhou no planejamento estratégico da entidade e no orçamento para este ano. “Trabalhos de bastidores como esse, são importantes, pois a gente consegue estabelecer metas a serem desenvolvidas ao longo do ano e criar as estratégias de ação”, observa.
Sobre o Pacto Federativo, José Luis Tchê propôs mobilizações, tanto da população quanto dos deputados no sentido de descentralizar o poder e dar maior autonomia legislativa e fiscal aos estados. O parlamentar acreano quer a união dos legislativos estaduais: “Precisamos nos unir para levar as ações desta comissão à diante. A Unale precisa de espaço dentro das Assembleias Legislativas para realizar essa mobilização, que está sendo bem conduzida pela deputada Aspásia Camargo”, afirmou.
Na noite desta terça-feira, Tchê se reuniu com o embaixador de Taiwan (ao centro, na foto), Jorge Guang Pu Shyu, em um encontro promovido pelo advogado André Maimoni para apresentar as ações desenvolvidas pela Unale no Brasil e no cenário internacional. O embaixador disse que admira o trabalho da instituição e destacou outros políticos acreanos, como o senador Jorge Viana. Ele também abriu as portas para negociar com o Acre por causa da sua situação geográfica em relação ao Oceano Pacífico, o que favorece o comércio com os países asiáticos.