O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Marcelo, se encontrou com ex-presidente da República da Costa Rica, Óscar Arias, Prêmio Nobel da Paz em 1987. O encontro ocorreu na quarta-feira (07/09), em Québec, no Canadá, cidade sede da Confederação dos Parlamentares da América de 2011.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), se encontrou com ex-presidente da República da Costa Rica, Óscar Arias, Prêmio Nobel da Paz em 1987. O encontro ocorreu na quarta-feira (07/09), em Québec, no Canadá, cidade sede da Confederação dos Parlamentares da América de 2011.

Óscar Arias abriu oficialmente o evento e depois ouviu atentamente do presidente da ALPB um relato sobre a situação política atual do Brasil, a economia e as oportunidades de investimentos no Nordeste brasileiro (com destaque para o cenário paraibano) e ainda informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano na Paraíba.

Ricardo Marcelo aproveitou o rápido encontro para convida-lo a conhecer a Paraíba, quando de sua próxima visita ao Brasil. Óscar Árias ainda elogiou o atual estágio da democracia brasileira e lembrou dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

A 11ª Assembleia da Confederação dos Parlamentares das Américas terminou neste sábado (10). Ricardo Marcelo reassumiu a presidência da Assembleia nesta semana.

O prêmio Nobel sustentou na abertura da COPA 2011 que os Índices de Desenvolvimento Humano do país são reflexos das prioridades de um governante. “Governar é decidir e nunca procrastinar”, afirmou Ária. Ao deputado Ricardo Marcelo ele fez questão de elogiar o Poder Legislativo brasileiro e se mostrou interessado em conhecer mais de perto a região Nordeste, especialmente o Litoral.

Para o ex-presidente da Costa Rica, porém, um dos primeiros passos para melhorar a qualidade de vida de uma cidade é o investimento na educação. “Educar o povo é o melhor caminho para contribuir com a sociedade”, defendeu. Para ele, a educação precisa ser focada em especial à mulher, como elemento multiplicador de uma família. “Dizer que a educação é o caminho para mudar uma sociedade é o óbvio, mas temos que garantir que esse ‘óbvio’ saia do discurso e passe para prática”, afirmou.

Sobre a Copa

A Confederação de Parlamentar das Américas (Copa) reúne representantes de 35 países com o objetivo de discutir e criar políticas públicas afins entre todas as nações participantes. A Copa foi lançada oficialmente em 1997, em Quebéc, e desde então reúne-se praticamente uma vez por ano para a troca de experiências entre os países em quatro idiomas diferentes: português, inglês, espanhol e francês.

A Copa é presidida por Jacques Changnon, deputado por Westmount, Saint Louis. Ele afirmou que a Assembleia Nacional realizada em Quebéc é oportunidade de parlamentares dos países participantes exercerem “um papel ativo na melhoria das condições de vida de nossos concidadãos e concidadãs das Américas”.

Texto: Site “PBagora” (com alterações)

Compartilhe!