Nesta sexta-feira (06/05), quando o Palácio Tiradentes completa 90 anos, o histórico plenário onde, no dia a dia, os deputados votam leis e discutem projetos, será aberto ao distinto público para assistir à peça Tiradentes, um Palácio de Histórias, escrita e estrelada pelo historiador Milton Teixeira, acompanhado de seis atores do grupo teatral O Corsário Carioca.
A peça tem duração de 45 minutos e faz um breve passeio pela história do Palácio, com destaque para Tiradentes e seu traidor, Joaquim Silvério dos Reis, passando ainda por Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Carlos Lacerda e a primeira deputada mulher do Brasil, Carlota Pereira de Queirós.
“Joaquim Silvério dos Reis, traidor de Tiradentes, foi o primeiro caso de delação premiada do Brasil, Depois disso, ele ganhou terras, virou barão”, conta Milton Teixeira, que, na peça, será o narrador no papel de um funcionário testemunha ocular dessas nove décadas de uma rica história.
A peça será encenada na sexta, às 19h, e no sábado (7/5), às 15h.
A entrada é franca e o plenário tem capacidade para 450 pessoas. Recomenda-se chegar uma hora antes antes para pegar senha na porta.
A TV Alerj fará transmissão ao vivo e também pela internet, no canal youtube.com/AlerjTV
Sede da Assembleia Legislativa do Rio janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 para abrigar a Câmara dos Deputados, que ficou ali até Brasilia virar capital, em 1960. Antes, funcionou no terreno a Cadeia Velha, inaugurada em 1640, onde Tiradentes ficou preso por três anos até ser executado, em 1792.
Bandeiras no local original e adesivos nas escadarias
Também na sexta, a Alerj voltará a hastear a bandeira do Brasil em seu local original, no alto do prédio. Também subirão as bandeiras do Estado do Rio e do Mercosul. Desde a década de 80 a Alerj passou a hastear as bandeiras em postes em frente ao prédio. Os postes serão retirados.
No mesmo dia, os degraus da escadaria serão adesivados com 15 passagens históricas do palácio neste 15 anos.
Selo comemorativo
Na quinta, véspera do aniversário, os Correios lançam selo e carimbo comemorativos da data , com cerimônia no Salão Nobre. A edição é limitada a 2 mil folhas. Um exemplar vai para o Museu dos Correios. A solenidade acontece às 17h, no salão nobre.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
02/05 (segunda):
– XI Rio Harp Festival – O maior festival de harpas do mundo (18h30)
Músico: Duo Jorgensen & De Leuw (theremin, harpa) – Holanda
Programa: Popoff, Villa-Lobos, Ravel
04/05 (quarta):
– Ensaio-geral, com figurino, da peça “Tiradentes, Um Palácio de Histórias” no plenário (10h)
05/05 (quinta):
– Cerimônia de lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo dos 90 anos do Palácio Tiradentes, pelos Correios. Solenidade no Salão Nobre (17h)
06/05 (sexta):
– Bandeira amanhece para o topo do Palácio
– Adesivos com eventos históricos na escadaria
– Peça “Tiradentes, Um Palácio de Histórias” no plenário (19h)
07/05 (sábado):
– Parte dos Atores da peça fará um tour pela manhã pelo Rio divulgando o espetáculo das 15h. Carro histórico fica disponível de 10h às 13h .
– Peça “Tiradentes, Um Palácio de Histórias” no plenário (15h)
12/05 (quinta):
– XI Rio Harp Festival – O maior festival de harpas do mundo (18h30)
Músico: Yerko Lorca, harpa – Espanha
Programa: Yerko Lorca
17/05 (sexta):
– Abertura da exposição “Singular e Plural”
Fonte: ALERJ