Pesquisa revela posicionamento dos deputados em relação às principais pautas que serão votadas no segundo semestre

40% da Câmara dos Deputados foi ouvida no levantamento realizado pela empresa Quaest

No segundo semestre deste ano, os parlamentares terão importantes pautas a serem discutidas e votadas na Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira, 02, uma pesquisa da Genial/Quaest, deu a medida de como os deputados devem votar em importantes pautas voltadas para a população brasileira, como: fim da escala 6×1, elevação da faixa de isenção do imposto de renda, exploração de petróleo na Amazônia, entre outras.

A pesquisa ouviu 203 dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados (40% da Casa), e mostrou que 70% é contra o fim da jornada 6×1, o que apontou um recuo dos deputados em relação a adesão à pauta, pois anteriormente, 41% deles (210), haviam assinado a Proposta de Emenda à Constituição que trata sobre o tema, de autoria da deputada Erika Hilton (SP).

Ainda sobre a pauta relacionada à jornada de trabalho, 22% dos entrevistados são a favor do fim da escala 6×1 e 8% não souberam responder. A pesquisa ouviu os parlamentares do dia 7 de maio a 30 de junho e tem 4,5 pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos.

Em relação a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, a adesão dos parlamentares é bem alta. A pesquisa revelou que 88% dos deputados são a favor, 5% são contra e 7% não sabem ou não responderam.

A questão da exploração do petróleo da Amazônia, tema que tem oposição da ministra do Meio Ambiente do governo, Marina Silva, também apresentou apoio de 88% dos parlamentares da Casa, ante 10% de deputados contra. O aumento das penas para roubos também apresentou forte apoio dos deputados. Dos entrevistados, 76% são a favor, 16% são contra e 8% não sabem ou não responderam.

As demais pautas que enfrentam mais resistência dos deputados, segundo a pesquisa, são a exclusão das verbas do Judiciário do limite de gastos e o projeto de lei que regulamenta os supersalários, 70% e 53% são contra, e 15% e 32% são a favor, respectivamente.

Já as pautas que apresentam opiniões mais divisivas são: PEC da Segurança Pública (42% a favor e 42% contra) e a elevação da taxa de Imposto de Renda para os super-ricos (44% a favor e 46% contra).

Com informações da Genial/Quaest*

Por Gabriel Spies/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Ir para o conteúdo