Anistia ou suspensão do pagamento das dívidas agrícolas foram as principais reivindicações dos pequenos produtores rurais que participaram, no último dia 16, da audiência realizada pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, em São José do Cedro, no Extremo Oeste. O evento foi acompanhado por aproximadamente 300 pessoas, entre agricultores familiares, prefeitos, vereadores e membros de entidades ligadas à agropecuária.
Proposto pelo deputado Plínio de Castro (PP), o encontro teve como objetivo discutir o endividamento dos agricultores da região, que se agravou com a estiagem do último verão. Para o parlamentar, as medidas já anunciadas pelo governo para enfrentar o problema não atenderam as expectativas. “Precisamos fazer aparecer as nossas necessidades, nos unir e unificar a proposta para podermos salvar os pequenos produtores”, afirmou.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, pelo menos 32 mil famílias estão em situação complicada por causa das dívidas.