Proporcionar debates e troca de experiências sobre o papel das mulheres no mundo dos negócios. Com esse objetivo, teve início na segunda-feira (17) o “Empreende Mulher”, realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com o apoio do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e que reúne empresárias, profissionais liberais e lideranças políticas no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. No início do encontro foram homenageadas as ex-presidentes do Ceme.
Abrindo o evento, o presidente do Parlamento estadual, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou que o país passa por uma crise ética e moral, suscitada fundamentalmente pelo vazio político ocasionado após a saída de cena dos expoentes da geração de 1970. Nesse cenário, disse, torna-se cada vez mais importante a participação das mulheres nos meios decisórios. “Precisamos de novos líderes e a presença das mulheres é fundamental para oxigenar esse processo e ocupar espaços, não só no meio empresarial, mas também no político”.
A deputada Ana Paula Lima (PT), por sua vez, lembrou que o encontro marca ainda o Dia Estadual da Mulher Empresária, instituído em 2005, por meio de projeto de lei apresentado pela então deputada Simone Schramm, com o objetivo de valorizar a participação feminina no meio econômico. “Cerca de 51% dos empreendimentos desenvolvidos no país têm a participação da mulher. Por isso a importância de proporcionarmos esse momento para o estudo, a reflexão, e também para dizer que as mulheres estão aí para fazer a diferença.”
Apesar de existir a dez anos, a data comemorativa ainda é desconhecida pela maioria das mulheres, ressaltou a presidente do Ceme, Maria Aparecida Passos, que afirmou que utilizará o evento para apresentar as ações desenvolvidas pela instituição. “Queremos resgatar essa data, que é um marco para as mulheres empreendedoras, e também apresentar as atividades promovidas pelo Ceme em suas duas décadas de existência.”
Entre os destaques do “Empreende Mulher” estão a realização de uma palestra sobre o sucesso nos meios econômicos, ministrada por Richeli Sachetti e um painel sobre associativismo, com as empresárias Luciana Heidt, Lorena Sotopietra e Ana Peruchi Milanez. Na parte da tarde, a programação conta com palestra da doutora em antropologia e colunista do jornal Folha de São Paulo, Mirian Goldenberg, sobre projetos de vida e trajetórias femininas no Brasil contemporâneo.
A abertura do encontro também contou com as presenças da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca; da secretária de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, e do presidente da Facisc, João Ernesto Reck.
Fonte: Agência ALESC