Search
Close this search box.

senesio_campos“O Brasil importa 92% do potássio que consome na agricultura e só as jazidas do Amazonas seriam capazes de tornar o país autossuficiente, favorecendo não apenas o ramo de fertilizantes, mas todo o setor primário, que terá fertilizantes a baixo custo. Do mesmo modo, as hidrovias do Purus e Madeira ajudarão o produtor a escoar a sua produção e facilitará a locomoção de quem mora nesses municípios, muitas vezes atingidos pela cheia”, destacou o deputado estadual Sinésio Campos (PT), líder da maioria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e vice-presidente do Parlamento Amazônico, organização que congrega deputados estaduais do Acre, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Amazonas.

Parte do grupo estará nesta terça-feira (10) em Manaus, participando da reunião solicitada pelo deputado Sinésio, voltada para a discussão sobre as hidrovias dos rios Purus e Madeira, e ainda para debater sobre o potencial mineral do Amazonas, com ênfase na extração do potássio, atividade que tem gerado emprego e renda nos municípios de Itacoatiara, Urucurituba e Autazes.

Através do debate, o Parlamento Amazônico tem se debruçado a pensar políticas sobre o meio ambiente, sustentabilidade e demais práticas de uso racional dos recursos ambientais da região amazônica e do Brasil, reivindicando projetos e recursos essenciais para o desenvolvimento da região.

As autoridades confirmadas, além dos integrantes do Parlamento Amazônico, são: Inocêncio Gasparim (Sudam), Marco Antônio de Oliveira (CPRM), Jorge Almeida Barroso (Ahimoc), Cláudio de Souza (SNPH), Evailton Arantes Oliveira (DNIT-AM) e Frederico Cruz (DNPM).

Foram convidados todos os prefeitos dos municípios situados nas calhas dos rios Purus e Madeira, além dos representantes dos municípios com potencial minerador.

Fonte: Agência ALEAM

Compartilhe!