Durante o primeiro dia de atividades da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputados da região Norte se reuniram no Parlamento Amazônico em Assembleia Geral, para eleição da nova diretoria e prestação de conta.
A deputada do Amapá Edna Auzier, falou sobre algumas bandeiras de luta de sua gestão, como regularização fundiária, além de outros fatores que estiveram em pauta para fortalecer a economia da Amazônia, e da experiência de ter ficado à frente do Parlamento Amazônico.
“Fui a primeira mulher a presidir o Parlamento Amazônico por dois anos. Nós conseguimos visitar os estados da Amazônia, conversar com as assembleias, governadores, ouvir as necessidades e, a cada reunião, a gente fortalecia essas reivindicações. Quem mora aqui é que sabe realmente a necessidade que nós precisamos melhorar. Não basta só ter um estado preservado com a população pobre, precisamos compensar a questão ambiental, social e econômica. Conseguimos avançar com a regularização fundiária, recuperação das nossas BRs que está acontecendo, e estamos pleiteando mais voos para a Amazônia”, disse a parlamentar.
Durante o evento, aconteceu também a eleição da nova diretoria, que sagrou o deputado Laerte Gomes, de Rondônia, o novo presidente.
O Parlamento Amazônico reúne 270 deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal. O objetivo do colegiado é unir forças entre os estados para discutir as demandas e solucionar problemas comuns entre eles.
Por Nívia