Parlamento Amazônico debate inserção da COP30, que será realizada no Brasil

Com o objetivo de debater as temáticas importantes para o futuro da região amazônica, deputados estaduais que integram o Parlamento Amazônico se reuniram, na tarde desta terça-feira (03), durante a 27ª conferência nacional da Unale, realizada no Expo Mag, no Rio de Janeiro, durante mais um encontro do colegiado. Na ocasião, parlamentares abordaram como será a atuação dos deputados estaduais na realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no próximo ano. 

A reunião foi iniciada pelo presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes (RO). A mesa foi composta também pelos deputados Jory Oeiras (AP), 

Afonso Fernandes (AC), Júlio Campos (MT) e Ismael Crispim (RO), além do diretor geral da Unale, Fernando Brandão, e o coordenador do Parlamento, Flávio Ricardo. Para iniciar as atividades, o deputado Laerte fez um balanço das atividades realizadas ao longo do último ano e logo em seguida pontuou os desafios do grupo na COP 30. 

“Temos que dar início às reuniões preparatórias para COP. Precisamos fazer eventos e reuniões com os parlamentos de países que compõem  a Amazônia legal. Precisamos estreitar essa relação com os demais países”, pontuou  Laerte Gomes, que também deu posse ao novo coordenador internacional do Parlamento Amazônico, Édipo de Araújo. 

O deputado Wellington do Curso (MA) também fez uma defesa enfática sobre a COP 30. “Temos que nos apropriar da COP30 em Belém. Não podemos deixar falar da Amazônia quem não entende. A Amazônia é nossa. É do brasil. Nós sabemos nossas dores. Não podemos deixar que coloquem de goela abaixo do Brasil os interesses externos, de quem só quer se beneficiar”, afirmou. 

Já o deputado Dirceu Ten Carten (PA) propôs a realização de uma comissão especial da COP 30 pra compartilhar experiências entre os estados envolvidos. 

O encontro reuniu deputados das Assembleias Legislativas de todos os estados do Parlamento, que reúne o Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, alem da participação do presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE) e a coordenadora da conferência no Rio, deputada Tia Ju (RJ). Ao  final da reunião, o presidente do colegiado convocou uma nova reunião em 2025, no estado de Roraima, para dar continuidade às discussões da COP.

 

Por Jumariana Oliveira 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo