Search
Close this search box.

Uma delegação de parlamentares russos visitaram a cidade de Brasília hoje (31) com o intuito de estreitar as relações políticas entre os parlamentos estaduais da Rússia com o parlamentos estaduais brasileiros. Eles participaram de uma solenidade receptiva na sede da Unale, quando foram agraciados com a comenda Unale.

Título da mais alta distinção a ser conferido à autoridades pelo reconhecimento do serviço prestado. Os visitantes falaram sobre a importância da aproximação do parlamento russo com os parlamentos estaduais brasileiros. A visita pelo Brasil às capitais de Belo Horizonte, Brasília, Manaus e São Paulo foi organizada pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale). Os parlamentares estão sendo acompanhados pelo presidente da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA), e pelo assessor de relações internacionais, Fabiano Geremia.

A comitiva russa é formada pelo 1º Vice-presidente do Senado, Alexander Torshin, pela deputada de Moscow Vera Stepanenko, pelo deputado regional da República Russa de Buryatia Vladimir Buldaev, pelo conselheiro superior político Igor Matveev e pelo assessor Andrey Tulaev e por representantes da Embaixada Russa.

O presidente da UNALE, deputado Clóvis Ferraz (BA), chefiou a missão diplomática em março para a Rússia quando foi assinado um Convênio de Cooperação Legislativa entre a Unale e o Senado Russo com o objetivo de fortalecer as relações internacionais entre as regiões da Federação Russa e os estados brasileiros. Ferraz destaca a importância que essa parceria tem para os parlamentos, brasileiro e russo, em função de os países pertencerem ao BRIC (países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China) e desenvolverem parcerias comerciais importantes nos últimos anos.

“Esse intercâmbio entre os dois parlamentos é uma importante ferramenta para alavancar iniciativas que possam trazer progresso e troca de conhecimentos entre nossos países; e juntos possam converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica”, afirma Ferraz. Segundo ele, a Unale terá o importante papel de estimular a criação de Comissões Internacionais pernamentes nas 26 assembleias legislativas e Câmara Distrital para que se possa estimular convênios,contratos e intercâmbios diretos entre parlamentos estaduais brasileiros e russos. “É um avanço na autonomia dos estados por estarem estabelecendo acordos diretamente com outros estados internacionais com a aprovação das assembleias e da Câmara Distrital”, avalia Ferraz.

O 1º Vice-presidente do Senado, Alexander Torshin, falou do exemplo que as Assembleias, a Unale e os atos legislativos do Brasil, dão à Russia: “Em 14 anos, a Unale atingiu grandes objetivos. Nosso conselho vai fazer 8 anos e não somos representados como a Unale. Isso é um exemplo que tomaremos para nós.” Torshin ainda homenageou o Ferraz e o convidou para assembleias russas.

Compartilhe!