A Assembleia Legislativa de Rondônia movimenta a Câmara Federal nesta terça-feira. Dos 24 deputados do estado, 21 estão em Brasília para pressionar os congressistas a aprovar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) que propõe mudanças no Código Florestal Brasileiro.
Pela manhã os parlamentares rondonienses se reuniram com o deputado Aldo Rebelo e também com a Frente Parlamentar da Agricultura. Nesta tarde os deputados de Rondônia visitaram todas as lideranças dos partidos em busca de apoio para a votação e aprovação das modificações no Código, sugeridas por Rebelo.
A mobilização é coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo. De acordo com o deputado a proposta com as modificações na legislação ambiental brasileira, está pronta para ser incluída na pauta de votações da Câmara e por isso é importante essa mobilização para que o texto seja aprovado o mais rápido possível. “O momento é de mobilização, pois precisamos aprovar as propostas do deputado Aldo Rebelo, pois isso garantiria a resolução mais de 90% dos problemas rondonienses relativos à agricultura e agropecuária”, garante.
Valter Araújo enfatiza o Código em vigor não atendes às demandas do setor produtivo brasileiro e que por isso Rondônia está prejudicada. “As mudanças são boas para o Brasil. Produzimos a melhor carne do País, temos alta produção de alimentos e com isso há geração de emprego e renda e 70% da nossa floresta está intacta”, afirma. Para o deputado estes dados já são o suficiente para caracterizar urgência na votação do relatório de Rebelo.
De acordo com o deputado Aldo Rebelo este debate é importante para que as mudanças sejam aprovadas de forma democrática e que atendam as demandas de todos os setores do País. “Conversas francas e abertas como esta são essenciais para pacificar a questão e isso também é um meio de compatibilizar os interesses do meio ambiente e setor produtivo”, afirmou.
O deputado Ribamar Araújo elogiou a coragem de Rebelo na elaboração do Código Florestal Brasileiro. “Mesmo sofrendo pressões de todos os lados o deputado Aldo Rebelo não se intimidou e continua até agora trabalhando pelo Código Florestal. O exemplo dele nos fortalece para vir a Brasília pedir ao Congresso Nacional que vote a matéria”, afirma.
Texto e fotos: Sirlene Rodrigues