Nesta manhã (17), a delegação da Unale foi recebida no salão de honra do Consiglio Regionale, o parlamento regional de Piemonte, na Itália.

Os deputados Lidio Lopes (MS), presidente da Unale; Ivana Bastos (BA), tesoureira geral da Unale; José Luis Tchê (AC), secretário geral da entidade; Celise Laviola (MG) e Goretti Reis (SE), secretárias estaduais da Unale; e José Laviola (MG), deputado recém eleito, foram recebidos pelo presidente da Casa, Conselheiro Stefano Allasia, e os legisladores F. Graglia, M. Mosca, M. Marrone e G. Gavazza.

O presidente do Consiglio se declarou muito honrado por receber os parlamentares brasileiros para um momento de cooperação descentralizada.

“Neste momento crítico no mundo, é de grande importância que estas interlocuções aconteçam. O poder não está mais somente na mão do governo central. Os contatos com comunidades locais e as relações de amizade vão além da política. Cooperação é um recurso importante para estabelecermos a paradiplomacia”, afirmou Allasia.

O presidente da Unale explicou que “a Rede internacional da Unale tem como principal objetivo nos acordos firmados, estabelecer e oportunizar as relações paradiplomáticas, buscando boas práticas e soluções para problemas locais, que estão dentro das nossas competências estaduais, a partir da cooperação e troca de experiências com parceiros internacionais”.

O deputado Tchê também agradeceu a receptividade e falou um pouco do momento político que, segundo ele, proporciona condições para estreitar essas relações entre os países.

Nesta missão, especialmente, as agendas da Unale preveem reuniões técnicas e visitas institucionais, em busca de parcerias e boas práticas para ampliar conhecimentos nas áreas das cidades inteligentes e tecnológicas, desenvolvimento sustentável com foco na proposta das ESGs e intercâmbios culturais e educacionais entre os estados brasileiros e de outros países.

A delegação ainda esteve reunida com a diretoria das empresas Planet Smart City e Lavazza, nas áreas de sustentabilidade e cidades inteligentes.

Por Juliana Freitas, Relações Internacionais da Unale

Compartilhe!