Search
Close this search box.

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública no último dia 8, para discutir o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Representantes dos governos federal e estadual, prefeitos, produtores, representantes de cooperativas e gestores escolares estiveram presentes. O objetivo é aperfeiçoar os editais de licitação a serem lançados em breve, pelo Executivo estadual, para garantir a compra de produtos oriundos da agricultura familiar.

O PNAE foi lançado em 2009 pelo governo federal e prevê que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos pelos estados sejam da agricultura familiar. Para o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antônio Denardi, qualquer discussão para reparos na aplicação do programa é fundamental. “Este debate é importante porque envolve os atores. E que assim possam dialogar sobre o funcionamento do programa, que é um incentivo à qualidade de vida dos estudantes e à cultura alimentar e nutricional”.

Autor da proposta, o deputado Professor Lemos (PT) disse que o grande problema é de logística dos alimentos, que interfere na distribuição por parte dos produtores. Ele defendeu que o Estado implante centrais de distribuição ou pague pelo transporte dos alimentos.

Fonte: Agência ALEP

Compartilhe!