Search
Close this search box.

Com o slogan “Um toque de cuidado”, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, mais uma vez, promove através de suas Secretarias da Mulher e Saúde, a campanha do Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e, também, do colo de útero.

E neste ano, a Unale inova nas ações do Outubro Rosa, além de continuar incentivando as doação de lenços para a instituições que tratam de pessoas acometidas pelo câncer, a entidade também promoverá o incentivo para que as Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizem o recebimento de itens de higiene pessoal, para que seja entregue um ‘kit higiene’ às mulheres em situação de rua e também uma cartilha informativa sobre como realizar o autoexame.

Com a parceria das Casas Legislativas, o objetivo principal da Unale é promover a informação sobre a necessidade de mulheres e homens, estes que também podem ser acometidos pelo câncer de mama, realizarem o autoexame preventivo.

Durante todo o mês de outubro, a Unale também fará os reposts nos seus canais oficiais de todos os usuários que usarem a cor rosa e marcarem a entidade no seus posts com o @unaleoficial e a #unaleoutubrorosa.

Outubro Rosa

Desde 2015 a Unale tem difundido o alerta sobre a conscientização e os cuidados possíveis sobre o tratamento do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo e o que mais mata mulheres, porém, se descoberto precocemente a chance de cura chega a ser de até 95%, por isso a relevância do exame preventivo.

Prevenção

A campanha da Unale recomenda e incentiva os cidadãos, em especial as mulheres, a obter um conhecimento maior do próprio corpo, por meio do autoexame, fator principal para queda dos índices de mortalidade do câncer de mama. Então toque-se e cuide-se, esta atenção especial pode salvar vidas e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Lembre-se sempre que idas ao médico com frequência são de extrema importância. Porém algumas outras medidas podem ser feitas para evitar a propagação do câncer de mama e também do câncer do colo do útero, como a alimentação saudável, a rotina de exercícios físicos e os exames preventivos.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Edição: Camila Ferreira

Compartilhe!