Assembleias Legislativas promovem campanha do Outubro Rosa para incentivar a prevenção e o autoexame

O principal objetivo desta campanha de conscientização é reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e, também, do colo de útero, através da disseminação de informações sobre a necessidade de mulheres e homens, estes que também podem ser acometidos pelo câncer de mama, realizarem o autoexame preventivo.

Neste mês alusivo, são 14 estados que, por meio de suas Assembleias, têm promovido a campanha do Outubro Rosa, através de variadas ações sociais e com a divulgação de material em seus portais.

Ações das Assembleias Legislativas

  • ALEAC: Ao entrar no site oficial da Casa, já é possível acessar um vídeo instrutivo que destaca a importância da campanha e o passo a passo para se prevenir contra a doença.
  • ALEAP: O principal tema da campanha é: “Prevenir, uma das melhores formas de lutar”. A Procuradoria da Mulher visitou o Instituto de Prevenção Hospital do Amor, com o objetivo de acompanhar o trabalho do Instituto e conhecer as necessidades.
  • ALEPR: Mulheres por inteiro é o tema central da campanha, que busca chamar a atenção para a necessidade de as mulheres assumirem o protagonismo da sua própria saúde. A fachada do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná ficará na cor rosa durante todo mês de outubro como forma de incentivo à realização do autoexame.
  • ALEMT: Com a Campanha “Doe um lenço e faça alguém feliz”, o objetivo é atender mulheres em tratamento do câncer, através de um arrecadamento de lenços que serão entregues ao Hospital de Câncer para serem doados às mulheres que perderam os cabelos no enfrentamento ao tumor.
  • ALESP: Em sessões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, parlamentares aderiram à campanha do Outubro Rosa usando o laço rosa para dar visibilidade à prevenção e luta contra o câncer de mama. A ação surgiu de um projeto que permite a realização de mamografias gratuitas para mulheres com mais de 50 anos, que poderão agendar o exame uma vez por ano, e para mulheres com mais de 40 anos, que sejam pacientes de risco.
  • ALERJ: O Palácio Tiradentes também recebe iluminação especial durante o mês de outubro. O prédio histórico ficará iluminado na cor rosa como forma de adesão da Casa à campanha, que este ano tem como tema “Cuido de mim, cuido de todas”.
  • ALEAL: Este ano a Campanha teve como tema “Outubro Rosa: 3 perguntas que salvam. Você já fez sua mamografia este ano? Você tem controlado seu peso? Você tem feito atividade física regularmente?”
  • ALEAM: Cerimônia de inauguração da iluminação do prédio principal em alusão ao mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, sendo o principal foco das ações socioeducativas que a Casa proporciona às mulheres, para que conheçam a doença e saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la.
  • ALEPB: A sede da Casa de Epitácio Pessoa recebe iluminação na cor rosa para lembrar à população a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença. O site oficial do Poder Legislativo paraibano também recebeu um design especial em alusão à campanha.
  • ALECE: A Assembleia Legislativa instalou laços com a cor de rosa na fachada de suas sedes, sinalizando assim seu apoio à campanha Outubro Rosa. O objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, os laços ficarão expostos até o fim deste mês na galeria do Plenário 13 de Maio.
  • ALERO: A Assembleia promoveu audiência pública para tratar sobre o Outubro Rosa em Rondônia, o evento contou com palestras, orientações e dicas de prevenção ao câncer de mama.
  • ALERR: A Assembleia Legislativa junto com o Hospital de Amor promovem mutirão de saúde da mulher. Hoje e amanhã, 14 de outubro, os dois promoverão mamografia e exame Papanicolau gratuitos para servidoras da Casa e população em geral.
  • ALERN: Frente Parlamentar das Mulheres lança campanha do Outubro Rosa intitulada: “Outubro Rosa” em conjunto com a ação “Lenço Solidário” para arrecadação de lenços.
  • ALESE: O prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe será iluminado com a cor rosa e diversas ações serão realizadas durante o mês. Serão disponibilizadas caixas personalizadas em todos os gabinetes e setores da Alese para arrecadação de lenços. Também será realizado também o Fórum On-Line, com o tema ‘Estratégias da Detecção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e da Sífilis: O Que Precisamos Saber?’

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e se tornou um movimento internacional de combate ao câncer de mama. A campanha acontece anualmente com objetivo de intensificar a divulgação de informações de prevenção da doença, além ampliar a oferta de exames a fim de reduzir os óbitos. No Brasil, a campanha começou em 2 de outubro de 2002 e desde então tem conscientizado milhares de pessoas a terem os cuidados preventivos do câncer de mama.

Por Danilo Gonzaga / Ascom Unale

Edição: Camila Ferreira