whatsapp-image-2019-11-04-at-19-21-55Durante todo o mês de outubro, a Unale, em parceria com as Casas Legislativas Estaduais promoveu a 3ª edição da campanha “Doe Lenços”, para arrecadação de lenços que serão doados às instituições de tratamento do câncer de mama indicadas pela Comissão de Saúde de cada estado. Até o momento, cerca de 400 unidades do adereço foram arrecadas.

A ação deste ano, intitulada: “Doe lenços e faça alguém feliz”, objetivou conscientizar a população, em especial o público feminino, da importância de fazer o autoexame preventivo, pois, quando descoberta de maneira precoce, a doença chega a ter 95% de chance de cura.

As principais Assembleias que fixaram postos de arrecadação neste ano foram: a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALEMG), Assembleia Legislativa da Paraíba (ALEPB), Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALEBA), juntamente com a Assembleia de Carinho da Bahia.

A campanha ocorreu do dia 10 ao dia 29 do mês de outubro, tendo vista que Sergipe estendeu para o dia 1º de novembro.

O mês acabou, porém o câncer não!

É importante lembrar que o mês vai, mas o câncer de mama fica, afinal, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. Só no Brasil, em 2017, ocorreram mais de 16 mil mortes pela doença e para 2019, foram detectados cerca de 59 mil novos casos.

O câncer de mama pode ser prevenido por meio da prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e também evitando o consumo de bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde oferece gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), exames e tratamento para doença.

Arrecadação de lenços nesta campanha

Minas Gerias: 124 lenços
Mato Grosso do Sul: 135 lenços
Bahia: 120 lenços
Sergipe: —
Paraíba: —
Pernambuco: —
Amazonas: —

Yago Fernnades/ Ascom Unale
Compartilhe!