Search
Close this search box.

Os partidos políticos e parlamentares têm a opção de se organizarem em agrupamentos, formando assim os blocos partidários ou as bancadas parlamentares.

Blocos partidários

O bloco partidário se inicia quando dois ou mais partidos políticos possuem interesses em comum. Eles podem formar um grupo de trabalho articulado dentro do Legislativo, sendo assim visto simbolicamente como um único partido grande. Para ser criado, um bloco partidário deve possuir pelo menos 16 deputados em sua formação.

Bancadas parlamentares

As bancadas parlamentares podem ter duas significações. O primeiro são agrupamentos organizados dos parlamentares de uma mesma representação partidária. E o segundo, grupo de parlamentares de uma determinada região ou estado (bancada mineira, bancada nordestina, etc.) ou que representem interesses específicos (bancada ruralista, bancada evangélica; etc.).

As bancadas são organizadas no início de cada legislatura e só se desfazem ao final. São formadas por deputados (na Câmara dos Deputados) e por senadores (no Senado Federal), agrupados de acordo com a sua representação partidária. Quando essa fusão acontece, os partidos passam a ser vistos simbolicamente como um único partido grande, unidos sob uma única liderança que deve representar os interesses de todos os partidos incluídos no bloco.

Estas bancadas também contam com a figura do líder partidário, que é o porta-voz de todos, com a missão de garantir que todos os parlamentares da bancada se sintam representados. Seus líderes são eleitos entre todos os integrantes do grupo e falam pelo respectivo partido perante à Casa Legislativa que pertencem.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Compartilhe!