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Estudantes brasilienses concluem simulado do EnemColégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Estudantes das redes pública e privada de Brasília participaram, nesta quinta-feira, do
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Novo Ensino Médio tem como principal ideal possibilitar o aprendizado por áreas de conhecimento e possibilitar uma formação técnica e profissionalizante. Assim, ao finalizar essa fase, o jovem receberá o certificado do ensino médio regular e o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

As principais mudanças são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.
O novo currículo tem 1.800 horas de carga e contemplam as áreas de conhecimento, que são divididas em quatro, sendo elas: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, mais uma de formação técnica e profissional, que deverá ter, no mínimo, 1.200 horas.

No Novo Ensino Médio as aulas devem corresponder às necessidades e às expectativas dos alunos, para fortalecer o protagonismo do jovem na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Essa contribuição tem como função gerar maior interesse dos jovens na escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

O Novo Ensino Médio entrou em vigor nas escolas brasileiras em 2022 para os alunos do primeiro ano, a previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país.

Por Malu Souza/Ascom Unale

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