Unale promove campanha para desconstruir barreiras e incentivar o homem a cuidar de sua saúde

A Unale mais uma vez vem alertar e conscientizar os homens sobre os perigos do câncer de próstata. A instituição promove, através de sua Secretária de Saúde, a campanha do Novembro Azul, que neste ano contará com o slogan: “Se cuidar também é coisa de homem! ”. O grande objetivo é mostrar a todos a importância de se cuidar e realizar o exame preventivo do câncer de próstata.

Ao longo do mês, algumas Casas Legislativas em parceria com a Unale têm promovido esta mensagem de autocuidado e prevenção.

O que é a próstata

É uma glândula presente apenas nos homens. Localizada abaixo da bexiga, ela é responsável por produzir uma parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Fatores de risco

Idade: A incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;

Histórico de câncer na família: Quando o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos;

Sobrepeso e obesidade: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Sinais e sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: Dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Dados Câncer de Próstata

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima- se que o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Esta doença causa a morte de 28,6% da população masculina.

Estima- se que entre 2020-2022 podem ser descobertos 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano.

Somente o exame preventivo pode diminuir os ricos da doença, que caso seja descoberta com antecedência, tem a chance de cura elevada, por volta de 90%.

Campanha Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Com isso, desde 2015 a Unale apoia esta causa e promove campanhas sobre a conscientização e os cuidados possíveis sobre o tratamento do câncer de próstata.

Prevenção                                                                                                                                                                                        

Única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos, sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Edição: Camila Ferreira

Compartilhe!