300x200Com o intuito de destacar a importância do cuidado da saúde do homem, com uma atenção maior para o câncer de próstata, a Unale volta a abraçar a campanha Novembro Azul.  O mês é dedicado a promoção de ações de conscientização e prevenção, para incentivar que eles realizem exames para o diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Os símbolos da campanha, que surgiu em 2003, na Austrália, são a cor azul é o bigode. No Brasil, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, causa de morte de 28,6% da população masculina.

A próstata é uma glândula que somente homens possuem, localizado abaixo da bexiga, cujo a principal função é produzir o esperma. Segundo o Ministério da saúde, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Por isto deve-se ficar atento a qualquer sintoma como: dor óssea, dores ao urinar, urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Também é importante procurar o urologista e fazer exames de rotina, após os 45 anos, principalmente se houver fatores de risco como: histórico familiar ou raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer). Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.

A única forma de cura é o diagnóstico precoce, o tempo de tratamento pode variar de acordo com o caso.

A Unale mais um ano disponibilizá material gráfico para todos os deputados e assembleias legislativas.

Yago Fernandes/ Ascom Unale
Compartilhe!