whatsapp-image-2019-05-23-at-16-40-32A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, repudia o evento intitulado “Adoção na Passarela”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), na última terça-feira, 21, no Pantanal Shopping, em Mato Grosso. Na ocasião, crianças e adolescentes foram “expostos” em um desfile para chamar a atenção de pretendentes à adoção.

Como entidade representativa dos 1059 deputados e das 27 Casas Legislativas, a UNALE não aprova a realização deste tipo de evento que expõe as crianças e adolescentes como mercadorias para compra e até mesmo como cães e gatos de estimação que aguardam adoção em uma feira. Ações como tal remetem momentos dolorosos pelos quais a humanidade já passou, como a escravidão e o nazismo, onde ocorria extrema segregação de pessoas.

Tendo em vista esta ser a terceira edição do evento supracitado – entendendo-se a importância de reduzir o número de crianças e adolescentes em espera de adoção e visando se fazer cumprir o direito previsto à dignidade humana previsto na Constituição Federal, a UNALE se manifesta contrária a este tipo de ação e irá promover uma moção para que o debate acerca do tema seja ampliado em todos os estados.

O parlamento estadual defende a desburocratização do processo de adoção para que, desta forma o número de crianças e adolescentes à espera de uma família possa ser reduzido, através de um ato de amor e carinho e não por uma seleção baseada em uma análise física.

Compartilhe!