Search
Close this search box.

Representantes legislativos de pelo menos 10 estados se reúnem hoje (16) na Assembleia Legislativa do Acre para a VI Reunião Ordinária da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Na reunião, entre outros importantes temas, será discutida a dívida dos estados com a União. A ideia é tirar uma proposta para ser apresentada à presidente Dilma Rousseff.

Na última sexta-feira (13), o presidente da Unale, deputado José Luis Tchê (PDT) reuniu a imprensa para agradecer o apoio na divulgação do tema e apresentar como será feita a discussão. Ele lembrou que o tema vem ganhando apoio de parlamentares de vários estados.

“Quero agradecer o apoio da imprensa, que tem sido fundamental para que possamos apresentar à sociedade esse tema tão importante. Na segunda-feira, teremos aqui no Acre presidentes e deputados de várias Assembleias que vão discutir alternativas para que as dívidas dos estados sejam perdoadas. É uma luta que trará muitos benefícios para todos”, explicou.

Durante a entrevista, Tchê lembrou que a proposta da Unale tem como objetivo o fortalecimento dos estados, possibilitando que os mesmos tenham mais recursos para fazer investimentos em diversas áreas. Por isso, a entidade vem apresentando várias opções para que o Governo Federal possa analisar. A redução dos juros, o perdão das dívidas e até mesmo a elaboração de um Plano de Investimento com esses recursos, são propostas defendidas pelo presidente.

“Nós temos várias propostas para serem analisadas. No próximo dia 19 de abril, vamos participar de uma audiência pública na Câmara Federal, onde vamos apresentar as dificuldades que os estados enfrentam para pagar essa dívida. Tenho certeza que o resultado dessa luta será muito positivo. A Unale defende que o Governo Federal precisa olhar com mais carinho para a dívida de estados pequenos como Acre, Amapá e Roraima, por exemplo, que enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas”, afirmou.

Também durante o encontro, membros da diretoria executiva da Unale vão discutir propostas de alteração no estatuto da entidade, visando a Conferência promovida pela entidade e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que acontece de 29 de maio a 1º de junho, em Natal.

Compartilhe!