Na luta contra o câncer, ALMS cria Programa Antitabagismo

A Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso do Sul (ALMS), empenhada no combate ao câncer, criou o Programa Antitabagismo. Os servidores que têm o desejo de abandonar o vício podem contar com o auxilio de profissionais credenciados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Capital para a realização do programa, as inscrições vão até o dia 22 de abril. “No Centro de Saúde, um grupo formado por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e acupunturistas garante durante um ano toda a assistência necessária para que as pessoas larguem o cigarro”, explica a diretora Fabrícia Rezende de Rezende.

Programa – Os interessados em participar do programa passam, antes de tudo, por uma avaliação com um pneumologista do SUS. Na sequência, com a receita médica em mãos, retiram na farmácia do posto de saúde o repositor de nicotina que pode ser encontrado tanto em adesivo – colocado sobre a pele – quanto em goma de mascar.

Depois, os participantes se reúnem em grupo semanalmente. No mês seguinte os encontros são mais espaçados e ocorrem quinzenalmente e na sequencia a frequência diminui para uma reunião por mês, no primeiro semestre.

Durante os seis meses seguintes acontece uma única reunião, que fechará o ano de programa. Entretanto, a diretora do Centro de Saúde da Casa de Leis explica que, nesse intervalo, os profissionais de saúde estão à disposição dos participantes. “Aqui eles contam com acupunturistas que podem ajudar a diminuir a ansiedade, além de psicólogos. Nós sabemos que a luta não é fácil, mas temos certeza de que ela pode sim ser vencida”, defende Fabrícia.

Com vagas limitadas a oito pessoas, as inscrições podem ser feitas pelos telefones (67) 3312-2101 ou 3312-2129 até o dia 22 de abril. As reuniões começam no dia 2 de maio.

Fonte: Agência ALMS, com alterações da ASCOM Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo