O Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos do Pará realizou, na manhã do último sábado, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado, a conferência “A Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”. Mulheres de dez partidos políticos participaram do evento.

O Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos do Pará realizou, na manhã do último sábado, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado, a conferência “A Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”.

Mulheres de dez partidos políticos do Estado do Pará (PSB, PSDB, PMDB, PT, PPL, PT do B, PPS, PSC e PHS) participaram do evento, que teve o objetivo de contribuir para o debate realizado no âmbito das conferências de políticas para as mulheres e, ao mesmo tempo, estimular a participação das mulheres na política.

“Nós temos que ousar e gritar o mais alto para mostrar que não somos massa de manobra”, afirmou a procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Elcione Barbalho (PMDB). Ela proferiu palestra e participou do debate sobre a “Participação Efetiva das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”, junto com deputada Ana Cunha (PSDB), 4ª vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Bernadete Ten Caten (PT) e a vice-prefeita de Conceição do Araguaia, Wanderlândia Maria Oliveira Aquino.

Elcione disse que as mulheres, que representam 52% do eleitorado brasileiro, “precisam fazer valer esse voto”. Ela destacou ainda os planos nacional e estadual de políticas para mulheres e informou que já conseguiu US$ 100 mil junto a organismos internacionais, como a Organização da Nações Unidas (ONU), e pretende chegar a US$ 300 mil para ajudar as mulheres a terem uma participação efetiva nos espaços de poder e decisão.

Bernadete Ten Caten, que fez um apanhado histórico da luta das mulheres, disse que “graças ao movimento feminino se alcançou conquistas e hoje temos o que comemorar”. Ela destacou a Lei Maria da Penha e o fato de uma mulher dirigir o país hoje como alguns desses avanços.

O evento, que teve a coordenação geral da presidente do PSC Mulher Belém, Helena Couto Ramos, teve ainda a participação da presidente do PSDB Mulher, Tetê Santos, e da presidente do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, Liége Rocha.

(Diário do Pará)

Compartilhe!